Produtos Perigosos: curso de emergências envolvendo amônia

No dia de ontem, (16/11), foi realizado na cidade de Joinville o curso sobre técnicas avançadas em emergências com o produto químico amônia. Membros da Coordenadoria de Produtos Perigosos do CBMSC estiveram presentes: 1º Tenente BM Ireno (10ºBBM), 1º Tenente BM Pelozzi (5ºBBM), 1º Tenente BM Marcelo (10ºBBM), 1º Tenente BM José, 1º Tenente BM Sousa (2ºBBM).

A palestra foi ministrada pelo engenheiro químico, Eduardo Moritz, representante da empresa Atendimento de Emergências Química e Ambiental (ATMO HAZMAT). Foram abordados assuntos como: propriedades físicas e químicas do material, periculosidades, equipamentos de proteção individual e respiratória, gerenciamento da ocorrência e técnicas de combate.

A parte prática do curso será ministrada num segundo encontro, no começo de 2018. No evento comparecerão membros da Defesa Civil, Bombeiro Voluntário de Joinville SAMU, entre outros profissionais que atuam no atendimento de emergências com produtos perigosos.

Segundo, o 1º Tenente BM Ireno, o transporte da amônia é muito frequente nas rodovias do Estado, de modo que os profissionais bombeiros militares devem estar cada vez mais preparados para ocorrências envolvendo o vazamento deste material. Além disso, relatou a interação com outros órgãos, para melhor gerenciamentos das ocorrências envolvendo produtos perigosos.

Créditos: 1º Tenente BM Tadeu Luiz Alonso Pelozi - Mebro da Coordenadoria de Produtos Perigosos do CBMSC