Como desfrutar do verão com segurança

Sol, calor, praia, mar, férias… Nem sempre a combinação de tantos atrativos termina bem. Isso porque em algumas cidades catarinenses o número de pessoas chega a triplicar no verão. O que também aumenta a probabilidade de acidentes e transtornos. Por isso, em dias de praias cheias, os cuidados e a atenção devem ser redobrados.

Confira as dicas de segurança nas praias e evite uma série de ocorrências que são geralmente atendidas pelo Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina durante o verão:

Respeite a sinalização dos postos guarda-vidas

Busque uma área perto do posto para se instalar. Mas, lembre de deixar uma faixa de areia na frente do posto para descida do posto e entrada dos guarda-vidas ao mar.

Respeite as orientações dos guarda-vidas.

Ao chegar na praia, observe a indicação das bandeiras afixadas no posto de guarda-vidas e na areia.

Bandeiras instaladas nos postos guarda-vidas: Indicam as condições gerais das praias e do posto.

Amarela_ Mar levemente agittado ou agitado em alguns pontos

Preta_ Posto desafivado ou fechado.

Verde_ Mar em boas condições

Vermelha_ Mar agitado

-

Bandeiras afixadas na areia da praia indicam as condições do mar em determinados trechos.

Queimaduras com água-viva

As condições de vento e temperatura do mar podem contribuir para a incidência de águas-vivas nas praias catarinenses. Esses animais liberam uma toxina que em contato com a pela causam forte ardência e lesões na pele semelhantes a queimaduras. Nesses casos, o ideal é procurar o posto de guarda-vidas mais próximo. Os Bombeiros vão aplicar vinagre na área atingida para neutralizar a infestação da toxina. Para evitar contratempos, observe a sinalização dos postos de guarda-vidas. Se houver incidência daqueles animais na praia naquele dia, haverá uma bandeira lilas afixada no posto de guarda vidas, chamando atenção para a importância de estar prevenido.

Crianças perdidas

Basta um piscar de olhos e a criança que estava brincando na areia tranquila desaparece dos olhos atentos dos pais e responsáveis. Nesses casos, o mais indicado é buscar ajuda dos guarda-vidas.

Para evitar, ao chegar na praia busque as pulseiras de identificação no posto de salva-vidas. Coloque na pulseira o nome da criança, o telefone e o endereço do responsável. Crianças acima de quatro anos também já podem ser orientadas sobre como se comportarem caso percam os familiares de vista. O ideal é mostrar um prédio na orla da praia nas proximidades de onde a família se instalou e usar este ponto de referência em caso de desencontros.

Queimaduras de sol

Lembre de se proteger do sol passando filtro solar e permanecendo protegido embaixo de guarda-sóis e coberturas. Não fique no sol entre 11h e 15h, quando a exposição de raios ultravioletas é maior. Proteja-se também com bonés e óculos escuros. Lembre de reaplicar o protetor a cada duas horas. Faça o mesmo com crianças. Não as exponha no sol forte. Algumas bebidas e frutas cítricas como laranja, abacaxi e principalmente limão podem provocar queimaduras graves de pele. Lave as mãos após manusear estes alimentos e antes de se expor ao sol.

Créditos: Corpo de Bombeiros de Santa Catarina

Texto: Krislei Oechsler- Jornalista-CCS-CBMSC