Golfinhos invadem praias catarinenses

 

Inteligência, vida em grupo e fofura são adjetivos que qualificam os Golfinhos, sejam os animais que vivem no mar ou as crianças que se concentram na areia das praias catarinenses durante o verão para aprender sobre segurança e meio ambiente. Para o Corpo de Bombeiros Militar, Golfinho é o nome de um programa de atividades educativas, que desenvolve aspectos de prevenção e conscientização sobre os perigos do mar, cidadania e meio ambiente com crianças e adolescentes com idade entre nove e treze anos.

 

 

 

Começou a ser aplicado pelo CBMSC, no final da década de 1990, nas praias da região de Itajaí, área do 7° Batalhão. A iniciativa deu tão certo que hoje abrange todo o litoral catarinense e chegou ao interior do estado, com a conscientização de crianças e adolescentes das cidades abrangidas pelos 6° e 3° Batalhões de Bombeiro Militar, Chapecó e Blumenau, respectivamente. Nas cidades que não tem praias os cuidados se referem ao uso de piscinas e balneários de água doce, como rios e lagoas.

 

 

 

As aulas do Golfinho costumam durar quatro dias, geralmente iniciando na segunda e terminando quinta-feira, quando há uma formatura e entrega dos certificados. Essas atividades são realizadas por meio de orientações e jogos educativos. No último dia de cada turma, é realizada coleta de lixo na praia, nesse dia solicita-se a participação dos familiares, quando também acontece a formatura com entrega de certificados.

 

 

O banho de mar é realizado com a supervisão dos instrutores e tomando as devidas precauções repassadas nas aulas, solicita-se que as crianças tragam roupa de banho.

 

 

Veja a programação do Projeto Golfinho da área do 7°BBM e 6°BBM.

 

 

Créditos: Informações- Sargento Glaucia Krueger- coordenadora projeto Golfinho

Texto: Krislei Oechsler- Jornalista- CCS-CBMSC

emergencia193
QUARTEL DO COMANDO-GERAL
Centro Administrativo da SSP - Av. Gov. Ivo Silveira, 1521 - Bloco A - Capoeiras, Florianópolis - SC, 88085-000

Desenvolvimento: DiTI-DLF | Gestão de Conteúdo: CCS | Tecnologia Open-Source
emergencia193