Bombeiros de Piratuba soltam peixes no lago da Usina Machadinho

 

Na última quinta feira (22/03), em comemoração ao Dia Mundial da Água, Bombeiros Mirins, Militares e Comunitários participaram da soltura experimental de peixes no lago da Usina Hidrelétrica de Machadinho, em Piratuba.

 

 

Foi uma experiência singular para os Bombeiros, especialmente para os Bombeiros Mirins que tiveram a oportunidade de um contato mais próximo com a natureza. Além disso, as crianças tiveram orientações sobre a importância do equilíbrio natural para a manutenção da vida da fauna e flora da usina. Eles foram instruídos sobre o manejo dos peixes e como proceder em eventos de futuras recapturas para manutenção do equilíbrio ambiental.

 

 

“Instruir as crianças é uma forma de disseminar conhecimento. Elas repassam informação aos demais. Inclusive, seus familiares que praticam a pesca, ficam instruídos e auxiliam o Programa de Monitoramento e Manejo da Ictiofauna local” disse o comandante do quartel em Piratuba, Sargento BM Felipe Bressan.

 

 

Na ocasião, foram soltas algumas espécies de peixes produzidas a partir da reprodução de matrizes selvagens capturadas no alto Rio Uruguai, afluente do Rio Pelotas onde está o lago da usina. Entre os peixes estavam Grumatões, Piavas e Dourados todos com marcações químicas que produzem uma marca fluorescente, visível sob microscopia, permitindo o acompanhamento das espécies no novo habitat, através de ações de recaptura de amostra dos peixes em eventos futuros.

 


A Usina Hidrelétrica Machadinho está localizada na divisa dos estados de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul. O empreendimento se vale do potencial hidrelétrico do Rio Pelotas, principal afluente do Rio Uruguai, que forma uma das maiores bacias hidrográficas do Sul do Brasil.

 

 

A usina promove, anualmente, o evento de soltura de peixes, que faz parte do Programa de Monitoramento e Manejo da Ictiofauna, condicionante da Licença de Operação de Machadinho.

 

 


Créditos, Texto e Fotos: Tenente BM Suellen Lapa Duarte e Sargento BM Felipe Bressan.

emergencia193
QUARTEL DO COMANDO-GERAL
Centro Administrativo da SSP - Av. Gov. Ivo Silveira, 1521 - Bloco A - Capoeiras, Florianópolis - SC, 88085-000

Desenvolvimento: DiTI-DLF | Gestão de Conteúdo: CCS | Tecnologia Open-Source
emergencia193