Pelo estado: Semana Zero adapta alunos soldados à rotina militar

 

Entre os dias 19 e 26 de março, os cerca de 300 alunos soldados em formação em nove cidades do estado, passaram pelo primeiro contato com a vida militar. A Semana Zero é o período em que os alunos soldados começam a se habituar às adversidades inerentes à profissão. Passar frio, ficar molhado, ser acionado diversas vezes à noite, passar por privação de sono e permanecer longos períodos sem poder se alimentar, são alguns exemplos de situações pelas quais os alunos passaram nesta semana.

 

 

Tais situações são vivenciadas, costumeiramente, pelos Bombeiros em todos os quarteis do estado, principalmente quando há incidência de desastres naturais e eventos climáticos.

 

 

A primeira semana foi encerrada com uma operação iniciada na madrugada da quarta-feira (21/03), com o acionamento do Plano de Chamada. O alunos receberam determinação para que se apresentassem rapidamente nos referidos quartéis escolas, munidos de mochila, devidamente equipados e autossustentáveis, onde receberam instruções e treinamentos até a madrugada da sexta-feira (23/03), quando partiram para uma marcha de mais 12 quilômetros, enfrentando adversidades como o sono, a fadiga, o terreno desconhecido, tendo que carregar colegas nas macas, simulando assim ocorrências de grande vulto como como as descritas acima.

 

 

De acordo com o Capitão Ilton Schpil, comandante do Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças, “as privações de sono, alimentação reduzida, a fadiga e o estresse psicológico controlado (relacionado às atividades operacionais), são importantes para forjar a liderança, a fibra, a raça, a resistência, a resiliência, a perseverança e o espírito de equipe dos novos Bombeiros Militares.” Desta forma, os próprios alunos também passam a conhecer suas capacidades e limitações físicas e psicológicas o que os faz perceberem os pontos que devem ser melhorados ou aperfeiçoados durante o curso, de modo a garantir que a sociedade catarinense tenha a seu serviço homens e mulheres que não hesitarão em cumprir o seu dever de salvar vidas e bens alheios, seja qual for a situação.

 

 

Como diz a letra de uma Canção Militar (Charlie Mike) “é no fogo bem mais forte que se forja o aço bom.”

 

 

A “Semana Zero” do Curso de Formação de Soldados 2018 aconteceu de forma simultânea, nas Unidades de Bombeiro Militar (Batalhões) que estão sediando o curso:

Centro de Ensino Bombeiro Militar (CEBM) – Florianópolis

 

2º Batalhão de Bombeiros Militar – Curitibanos,

 

3º Batalhão de Bombeiros Militar – Blumenau,

 

5º Batalhão de Bombeiros Militar – Lages,

 

7º Batalhão de Bombeiros Militar – Itajaí,

 

8º Batalhão de Bombeiros Militar – Tubarão,

 

12º Batalhão de Bombeiros Militar – São Miguel do Oeste,

 

13º Batalhão de Bombeiros Militar – Balneário Camboriú e

 

14º Batalhão de Bombeiros Militar – Xanxerê.

 

CRÉDITOS: Comandantes, Secretários e Monitores do CFAP/CEBM e das UEFS

emergencia193
QUARTEL DO COMANDO-GERAL
Centro Administrativo da SSP - Av. Gov. Ivo Silveira, 1521 - Bloco A - Capoeiras, Florianópolis - SC, 88085-000

Desenvolvimento: DiTI-DLF | Gestão de Conteúdo: CCS | Tecnologia Open-Source
emergencia193