Bombeiro é homenageado por iniciar combate a incêndio sozinho

 

O Soldado BM Netto, do 13° Batalhão de Bombeiros Militar, com sede em Balneário Camboriú, foi mais uma vez reconhecido pela atuação que teve em um incêndio ocorrido no dia 02 de janeiro de 2018, quando estava de folga em sua casa. Dessa vez, a homenagem, uma Moção de Aplausos, partiu do deputado estadual Maurício Eskudlark, e foi entregue no último dia 21 de março, em sessão plenária na Assembleia Legislativa.

 

 

 

O Soldado BM Netto estava de folga, em casa, quando foi alarmado por sua esposa sobre um incêndio em uma residência na frente da sua. Imediatamente, ele orientou sua esposa a acionar ajuda pelo telefone de emergências 193, enquanto se dirigia ao local. De posse das mangueiras de combate a incêndio de um prédio vizinho ele utilizou um hidrante para abastecer água no conjunto de mangueiras e, mesmo sem nenhum tipo de proteção, se aproximou da casa e iniciou o combate ao fogo. Antes, o Soldado Netto garantiu a evacuação das residencias limítrofes e o isolamento da área.

 

 

Ele começou o combate ao fogo pela lateral da edificação e a medida que foi se aproximando o calor irradiado e a fumaça começaram a atingir a face, quando improvisou um filtro com a própria camiseta molhada, para conseguir se aproximar mais do foco do incêndio.

 

 

“Netto agiu com a coragem que a profissão exige. Ele poderia ter esperado a chegada das equipes do Corpo de Bombeiros, mas arriscou a própria vida e impediu que o incêndio atingisse outras três casas. Foi um guerreiro”, destacou o deputado Eskudlark, autor da Moção.

 

 

“Imaginei que deveria trabalhar rápido para conter o alastramento das chamas para as edificações vizinhas, pois estávamos em alta temporada em Balneário Camboriú e saberia que a guarnição, por mais ágil que fosse em seu deslocamento, tardaria mais que o normal para chegar até a ocorrência, devido ao trânsito intenso da alta temporada de verão,” disse o Soldado.

 

 

Texto: Krislei Oechsler- Jornalista- CCS-CBMSC

Informaçoes e fotos; Soldado BM- Netto- 13°BBM

emergencia193
QUARTEL DO COMANDO-GERAL
Centro Administrativo da SSP - Av. Gov. Ivo Silveira, 1521 - Bloco A - Capoeiras, Florianópolis - SC, 88085-000

Desenvolvimento: DiTI-DLF | Gestão de Conteúdo: CCS | Tecnologia Open-Source
emergencia193