Sistema E-193 serve de modelo para Bombeiros de Rondônia

 


 Entre os dias 12 e 16 de março, a Divisão de Tecnologia da Informação (DiTI), recebeu uma comissão técnica do Corpo de Bombeiros Militar de Rondônia, formada pelo Capitão Andrey Vinicius Ribeiro Vaz e pelo o 1º Sargento Alex Fernandes da Silva. O objetivo da missão era conhecer, acompanhar e mapear os requisitos do Sistema E-193, com foco na implementação naquele Estado. Durante a visita a Santa Catarina, os Bombeiros de Rondônia receberam instruções sobre a Infraestrutura Tecnológica do CBMSC e o desenvolvimento do Sistema E-193. A próxima etapa, será o compartilhamento das aplicações para implementação do Sistema na corporação rondonense.

 

 

A capitão BM Juliana Kretzer, chefe da DiTI, afirma que “a divisão de tecnologia catarinense prestará todo apoio necessário ao estado de Rondônia, pois, compartilhando tecnologias e experiências ambas instituições crescem e aprimoram o atendimento à comunidade”, disse.


    
Entenda o que é Software Livre- Sistema E-193

 

Software Livre, ou Free Software, é o software que pode ser usado, copiado, estudado, modificado e redistribuído sem restrição. O uso de Software livre no CBMSC é regulado pela IR - 30-11, publicada em 2014. Em conformidade com o art. 1º da Lei Nº 12.866, de 12 de janeiro de 2004, estabelece orientações e padrões de utilização. A escolha de softwares livres torna-se necessária para a otimização/economia de custos e de investimentos, sem que se percam os objetivos de modernização, atualização e segurança.

 


A adoção do software livre pelas instituições públicas propicia o desenvolvimento tecnológico e social. Em conformidade com a legislação estadual, nº 12.866 de janeiro de 2004, e ainda acompanhando as tendências mundiais, o CBMSC desenvolve e disponibiliza o código dos programas utilizados na Corporação permitindo adaptações e modificações.Neste contexto, o sistema de atendimento e despacho de ocorrências - E193, em vigência no CBMSC desde 2007, está disponível para download e vem sendo aprimorado pela Divisão de Tecnologia da Informação (DiTI). Como exemplo de parceria colaborativa e software livre, em 2015, o Corpo de Bombeiro Militar do Rio Grande do Sul iniciou um piloto fazendo uso do referido sistema, em 2016 o sistema já estava em operação em todas as centrais daquele Estado. Em 2016, o Corpo de Bombeiro Militar do Paraná iniciou um protótipo para instalação do software também. Cabe destacar que o Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe já utiliza o Sistema E193 desde 2010.
 

 

Créditos da notícia: Capitão BM Juliana Kretzer – Gestora do Sistema E-193

emergencia193
QUARTEL DO COMANDO-GERAL
Centro Administrativo da SSP - Av. Gov. Ivo Silveira, 1521 - Bloco A - Capoeiras, Florianópolis - SC, 88085-000

Desenvolvimento: DiTI-DLF | Gestão de Conteúdo: CCS | Tecnologia Open-Source
emergencia193