Bombeiros Militares de Passo de Torres promovem conscientização sobre Autismo

 

Nesta segunda-feira 02/04 se comemora o Dia Mundial de Conscientização do Autismo. Para chamar atenção para o tema e desmistificar o assunto por meios da informação e da conscientização, os Bombeiros de Passo de Torres promoveram algumas alterações na rotina do quartel.

 

 

Durante todo o dia a guarnição de serviço usou na farda uma fita azul, cor símbolo de quem possui o Transtorno do Espectro Autista- TEA, ou Autismo. Além disso, o quartel também foi iluminado com a cor azul.

 

 

O transtorno, que atinge cerca de 70 milhões em todo o mundo, possui graus diferentes de manifestações e surge de alguma disfunção durante o desenvolvimento cerebral do feto. As pessoas portadoras de Autismo precisam de alguns estímulos diferenciados para poderem se desenvolver e terem autonomia de vida. A data de 02/04 foi instituída como Dia Mundial de Conscientização do Autismo pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 18 de Dezembro de 2007, com o intuito de alertar as sociedades e governantes sobre o transtorno, ajudando a derrubar preconceitos e promover o esclarecimento social.

Alguns sintomas do transtorno são: fobias, dificuldades de aprendizagem, dificuldades de relacionamento e apatia social. No entanto, vale ressaltar que o autismo é único para cada pessoa. Existem vários níveis diferentes de autismo, até mesmo pessoas que apresentam o transtorno, mas sem nenhum tipo de atraso mental.

 

 

Crédito: texto e fotos: OBM de Passo de Torres

emergencia193
QUARTEL DO COMANDO-GERAL
Centro Administrativo da SSP - Av. Gov. Ivo Silveira, 1521 - Bloco A - Capoeiras, Florianópolis - SC, 88085-000

Desenvolvimento: DiTI-DLF | Gestão de Conteúdo: CCS | Tecnologia Open-Source
emergencia193