Na hora e local exatos: Bombeiros Militares de Monte Carlo salvam bebê



A guarnição de serviço de Monte Carlo, no último dia 02/04, salvou mais uma vida. O mais inusitado é que o pedido de ajuda não veio pelo telefone de emergências 193, como ocorre normalmente. Os Bombeiros Militares estavam na hora e no local certos.

 

 

Eles retornavam ao quartel, depois do atendimento a um acidente de trânsito, quando se depararam com uma mulher desesperada em via pública. Nos braços, ela carregava o filho, de um ano e seis meses. A criança estava inconsciente e já em parada cardiorrespiratória (ausência de pulso cardíaco e de respiração),  com sinais aparentes de cianose nas extremidades da boca e dos olhos. Imediatamente, eles pararam a viatura. O Cabo BM Júnior pegou a criança do colo da mãe e    começou a fazer os procedimento de reanimação cardíaca e respiratória.

 

 

 Nos  primeiros ciclos de compressões torácicas e ventilações a criança voltou a ter pulso, a respirar e logo começo a chorar deixando a guarnição  emocionada. O choro é a certeza que o bebê havia retomado a consciência e voltado à vida. A criança foi levada para a emergência do hospital de Monte Carlo,  e posteriormente foi transferida, em caráter de urgência, para o Hospital Regional de Curitibanos.
No dia seguinte, a guarnição recebeu a visita dos pais e do bebê. Muito emocionada, a mãe relatou que o menino teria apresentado um quadro convulsivo e perdido os sentidos, progredindo para parada respiratória e cardíaca. A mãe disse que ele sofre de uma doença cardíaca  e chegou a pensar  que seu filho não voltaria à vida quando o entregou nos braços do bombeiro. Disse que  quando escutou o choro de filho sentiu um sensação inexplicável.  “Vontade de sorrir e chorar ao mesmo tempo. Quando o bombeiro falou: _  se acalme mãe, ele voltou. Essas palavras jamais irei esquecer”, relatou a mãe.

 


Créditos: Texto e fotos: Tenente Luíza Fregapani. Chefe B5 2°BBM

emergencia193
QUARTEL DO COMANDO-GERAL
Centro Administrativo da SSP - Av. Gov. Ivo Silveira, 1521 - Bloco A - Capoeiras, Florianópolis - SC, 88085-000

Desenvolvimento: DiTI-DLF | Gestão de Conteúdo: CCS | Tecnologia Open-Source
emergencia193