Operação: Bombeiros transportam órgãos a serem transplantados

 

Para o Corpo de Bombeiros Militar há várias formas de salvar vidas que não sejam apenas os atendimentos dos chamados de emergências, via fone 193. O transporte de órgãos humanos, a serem transplantados em pacientes que aguardam na fila por um doador, também é uma forma de garantir a sobrevida das pessoas, cujas vidas dependem, exclusivamente, da substituição de órgãos. Nesta quarta-feira (4/4), o Corpo de Bombeiros Militar disponibilizou duas aeronaves Arcanjos para, em parceria com a Polícia Militar, que cedeu a aeronave Águia 2, realizar o transporte adequado e ágil de cinco órgãos que seriam destinados a pacientes de Blumenau. Somente nesta Operação, foram transportados um coração, dois rins, um pâncreas e um fígado, beneficiando diretamente quatro receptores.

 

A captação dos órgãos iniciou ainda no período da manhã, no Hospital Florianópolis, na Capital. Assim que os órgãos foram removidos e devidamente acondicionados para transporte, começou a corrida contra o tempo para que chegassem, em condições de serem implantados, nos quatro pacientes, que aguardavam ansiosos no Hospital Santa Isabel, em Blumenau. Ao todo, foram utilizadas três aeronaves para o transporte que aconteceu da seguinte forma: O Águia-02, da Polícia Militar, realizou o translado do médico e dos órgãos do Hospital Florianópolis para o Aeroporto Hercílio Luz. Onde já a equipe do Arcanjo-02 (avião), já esperava a chegada dos órgãos, que foram levados até o aeroporto de Blumenau. Neste último local, aguardava a equipe do Arcanjo-03, que finalizou o transporte do médico-cirurgião e do órgão a ser transplantado até o Hospital Santa Isabel.

 

De acordo com o Comandante do Batalhão de Operação Aéreas do Corpo de Bombeiros Militar, Tenente Coronel Diogo Bahia Losso, o transporte de órgãos é uma operação muito delicada: “Requer muita atenção na manipulação do órgão coletado, que será transplantado em outro paciente, bem como, o tempo resposta é crucial para esse tipo de operação. Pois, o órgão fora do corpo, tem uma vida útil curta, dessa forma, o transporte rápido é de fundamental importância para garantir o sucesso do transplante. ”

 

Graças ao envolvimento e trabalho conjunto dos diferentes órgãos, CBMSC, PMSC, SAMU, SC Transplantes e da rede hospitalar, os receptores poderão ter uma nova chance de vida.

 

Créditos: Informações e fotos: Batalhão Operações Aéreas- CBMSC

emergencia193
QUARTEL DO COMANDO-GERAL
Centro Administrativo da SSP - Av. Gov. Ivo Silveira, 1521 - Bloco A - Capoeiras, Florianópolis - SC, 88085-000

Desenvolvimento: DiTI-DLF | Gestão de Conteúdo: CCS | Tecnologia Open-Source
emergencia193