Corpo de Bombeiros atende 32 chamadas relacionadas a abalo sísmico

Passava das 9h30min desta sexta-feira, 13, quando o telefone e emergências do Corpo de Bombeiros Militar da Capital sofreu uma enxurrada de ligações ao mesmo tempo. Em nenhum chamado houve pedido de ajuda para resgate de pessoas, mas todas as ligações relatavam os tremores sentidos pelos moradores da Capital, em especial no Norte da Ilha, em virtude do terremoto de escala 3,6 registrado há 35 km da Costa nesta manhã.

Apesar de não ter havido vítimas ou estruturas colapsadas, todas os registros feitos foram repassados à Defesa Civil Municipal para avaliação do local onde as pessoas sentiram os tremores. O Corpo de Bombeiros não chegou a enviar viaturas ou equipes de socorro por conta dos chamados, mas as ocorrências foram registradas pela Central de Emergências via 193.

De acordo com informações da Secretaria de Defesa Civil do Estado, por meio de uma nota encaminhada via redes sociais esclarecendo o fato à população, o sismo caracteriza-se por ser de baixa magnitude, o que não oferece riscos secundários como da ocorrência de tsunamis. Ainda de acordo com a nota, a provável causa de sua ocorrência se deve à uma possível acomodação da placa tectônica Sul Americana, localizada entre outras placas tectônicas, com destaque para as placas tectônicas de Nazca e Africana, no contato oeste e leste, respectivamente.

O Comandante- Geral do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina, coronel BM João Valério Borges, esclarece que a instituição trabalha de maneira estreita com a as secretarias de Defesa Civil (estado e municípios) e outros órgãos de segurança e prevenção. “Nosso objetivo é garantir uma comunicação integrada entre as instituições e, em caso de emergências, garantir uma resposta rápida e adequada à situação, resguardando a vida das pessoas e patrimônios.”

Texto: Krislei Oechsler

Foto: Central de Emergências 193