CBMSC terá nova base para transporte aeromédico em Chapecó

A partir de junho deste ano, a população catarinense passará a contar com mais uma base área do Corpo de Bombeiros Militar, em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde, por meio do Samu, para transporte de órgãos e pacientes entre unidades hospitalares. É o 1° Pelotão da 3° Cia do Batalhão de Operações Aéreas- BOA, que foi recentemente criado e terá como base um hangar no aeroporto de Chapecó, para receber uma aeronave Arcanjo do CBMSC. O anúncio da ativação do serviço de transporte aeromédico para a região do Oeste catarinense foi dado na manhã desta sexta-feira 13, em solenidade de aniversário de 53 anos de implantação do Corpo de Bombeiros Militar em Chapecó.

Com a construção do hangar, que será edificado com recursos municipais no aeroporto Serafin Enoss Bertaso, em Chapecó, uma, das duas aeronaves de asa fixa (avião), do Corpo de Bombeiros Militar que  estão sediadas em Florianópolis, serão destinadas para a base de Chapecó. O objetivo é melhorar a operacionalização de transporte de órgãos a serem transplantados e de pacientes, que precisam de tratamento hospitalar, entre todas as regiões do estado.

Atualmente, com as bases do serviço em duas cidades do estado (Florianópolis e Blumenau), um paciente que precisa ser removido de uma cidade do Oeste para o Norte do estado, por exemplo, necessita que uma das aeronaves se desloque de Florianópolis ou de Blumenau para o serviço. “Com a ativação da nova base, o transporte será mais eficaz e rápido. E quando falamos de transporte de vidas ou de órgãos a serem transplantados o tempo é primordial para o sucesso da operação”, explicou o coronel BM João Valério Borges, que participou da solenidade de hoje.

O Tenente Coronel Diogo Bahia Losso, comandante do Batalhão de Operações Aéreas do Corpo de Bombeiros Militar, explica que, por dia, cinco pessoas atuarão na nova base, sendo um piloto, um copiloto e um apoio em solo, do Corpo de Bombeiros, além de um médico e de um enfermeiro do Samu.

Nesta manhã, a aeronave Arcanjo 02 foi apresentada à população de Chapecó. Além do Comando-Geral do Corpo de Bombeiros Miltiar, os secretários de estado da Saúde, Acélio Casagrande e da Segurança Pública, Alceu de Oliveira Pinto Junior, além do gerente do Samu no estado, coronel BM João Batista Cordeiro e de outras autoridades estaduais e municipais participaram da solenidade na manhã de hoje.

Texto: Krislei Oechsler- Jornalista- CCS-CBMSC

Fotos e informações: Ewerton Luiz de Oliveira- Sargento BM