CFSd 2018: Treinamento em Florianópolis e Curitibanos

 

A última semana foi intensa para os alunos dos CFSd (Curso de Formação de Soldados) em Florianópolis e Curitibanos. O curso acontece simultaneamente em oito cidades do estado, onde são treinados cerca de 300 futuros Soldados. Eles passam por atividades que exigem atenção, habilidade, força e muita resistência.  

 

 

Em Curitibanos, os alunos realizaram, na segunda-feira (23/04), provas de conhecimento de Legislação e Regulamentos, ligados à atividade de Bombeiro. Na sexta-feira (27/04), foram acionados durante a madrugada e receberam instruções básicas para manuseio de bússolas e atividades de busca terrestre.

 

 

Além das instruções, os alunos participaram do 1º Treinamento Nacional de Cães Especialistas na Busca de Restos Mortais, onde aprenderam um pouco mais sobre a importância do uso dos cães de busca em atividades operacionais.

 

 

Os alunos passaram a madrugada em atividade, participando de oficinas e treinamentos até o amanhecer. No início do dia, uma solenidade Militar foi realizada; o grupamento, em forma, dividiu-se em dois Pelotões, compostos pelos participantes do treinamento de busca com cães e pelos Alunos Soldados do CFSD 2018 do 2º Batalhão de Bombeiros Militar. 

A Guarnição também publicou um vídeo no canal Youtube, que pode ser acessado Clicando Aqui.

 

 

Já em Florianópolis, na última quinta-feira (26/04), o 4º e 5° Pelotões do Curso de Formação de Soldados do Centro (CEBM) participaram de uma atividade de resistência operacional. Às 20h, os alunos receberam instruções nas áreas de atendimento pré-hospitalar, salvamento aquático, busca terrestre e captura e manejo de cobras. Após as instruções, os alunos conferiram o kit de itens básicos para atividades de resistência operacional (Apronal), e se deslocaram para a praia da Armação do Pântano do Sul.

 

 

Na praia da Armação, receberam orientações e iniciaram o deslocamento da praia do Matadeiro até a trilha de acesso à Lagoinha do Leste. A trilha começou às 02h35min do dia 27 e teve duração de 3 horas. Durante o trajeto, foram feitas apenas duas paradas para hidratação e outras para que os integrantes não se distanciassem do grupo.

 

O grupamento chegou à praia da Lagoinha do Leste às 05h30min, onde recebeu instruções sobre nós, amarrações e noções de busca terrestre.

 

 

Às 09h, os alunos iniciaram uma nova trilha na Lagoinha do Leste, até a praia do Pântano do Sul. O grupo foi dividido em dois Pelotões, tendo como missão simular o carregamento de uma vítima imobilizada em maca rígida; assim, puderam conhecer as dificuldades do transporte em local de difícil acesso, com mobilidade reduzida pelos obstáculos naturais, aliados ao cansaço, privação de sono e alimentação.

 

 

Os grupos chegaram à praia do Pântano do Sul, às 11h, onde receberam um feedback e realizaram uma marcha em direção ao mar, encerrando a maratona de atividades.

 

Créditos Curitibanos: Texto: Aluno Soldado BM Max Kakue Sasaki. Fotos: Cabo BM Ronaldo Wagner Fumagalli Silva.

Créditos Florianópolis: 2º Sargento BM Danusa Cabral - Monitora do CFAP/CEBM.

 

emergencia193
QUARTEL DO COMANDO-GERAL
Centro Administrativo da SSP - Av. Gov. Ivo Silveira, 1521 - Bloco A - Capoeiras, Florianópolis - SC, 88085-000

Desenvolvimento: DiTI-DLF | Gestão de Conteúdo: CCS | Tecnologia Open-Source
emergencia193