Abelardo Luz: Bombeiros Militares conscientizam população em simulado

 

O CBMSC com sede em Abelardo Luz realizou uma simulação de atendimento  para resgate de vítimas de acidente de trânsito. A atividade fez parte do movimento “Maio Amarelo”, campanha que está sendo desenvolvida pelo Conselho Municipal de Trânsito (CMT), com apoio da Secretaria Municipal de Educação, órgãos de segurança e várias entidades, para prevenção a acidentes de trânsito. O evento ocorreu na quinta-feira (10/05), na avenida Padre João Smedt, em frente à Praça Municipal Olices Stefani, Centro de Abelardo Luz.

As simulações foram realizadas em dois horários: durante a manhã, os Bombeiros realizaram o resgate de uma vítima presa às ferragens do automóvel e à tarde o atendimento foi feito com duas vítimas de acidente envolvendo dois veículos. Durante o treinamento, as vítimas foram resgatadas usando os protocolos internacionais de atendimento e as técnicas de resgate apropriadas.

Na primeira simulação, foi encenado o atendimento de uma vítima com fratura no membro superior esquerdo e suspeita de lesão na coluna cervical. O Bombeiro Militar Vinícius Goutard Ribeiro fez parte da equipe de resgate e descreveu as técnicas utilizadas: “Fizemos o procedimento operacional padrão, utilizando o colar cervical e colocação do KED (colete de imobilização) para minimizar a possível lesão na coluna e imobilizar o membro superior esquerdo fraturado” explicou.

 

 

À tarde, foi simulado o atendimento de duas vítimas de colisão entre dois automóveis. Uma delas estava com corte na região da cabeça e fratura no membro superior esquerdo. A outra vítima apresentava uma possível lesão na coluna cervical e uma fratura no membro inferior direito. Ambas receberam diversas orientações ao longo da encenação de resgate. Os atendimentos foram acompanhados por centenas de moradores.

 

 

O presidente do Conselho Municipal de Trânsito (CMT), Moacir Chaves, disse que a simulação teve como objetivo conscientizar a população sobre o que um acidente de trânsito pode causar, demonstrando passo a passo o trabalho de resgate veicular que é feito pelos Bombeiros. “Tivemos muitas crianças e alunos de escolas participando desta atividade realizada pelo Corpo de Bombeiros, a quem agradecemos. Quem veio pode presenciar a dificuldade do trabalho dos Bombeiros para salvar uma vida”, ressaltou Chaves.

 

 

Além da simulação de resgate veicular, a Campanha Maio Amarelo também promoveu palestras sobre educação no trânsito, nas escolas da rede municipal e estadual de ensino. 

 

A programação terminou neste domingo, 20 de maio, com a realização da Corrida Rústica, às 8h, e com o Desafio de Ciclismo "Quilômetro por Hora", às 9h, na avenida Getúlio Vargas.

Créditos: Informações: Asscom Prefeitura Abelardo Luz.

emergencia193
QUARTEL DO COMANDO-GERAL
Centro Administrativo da SSP - Av. Gov. Ivo Silveira, 1521 - Bloco A - Capoeiras, Florianópolis - SC, 88085-000

Desenvolvimento: DiTI-DLF | Gestão de Conteúdo: CCS | Tecnologia Open-Source
emergencia193