Simulado: ocorrências de deslizamento e busca em Blumenau

As equipes de respostas a desastres do Corpo de Bombeiros Militar continuam sendo testadas nas ocorrências simuladas que acontecem simultaneamente nos municípios de Blumenau, Gaspar, Pomerode e Itajaí. O Simulado Integrado é coordenado pela Defesa Civil Estadual e busca integrar as equipes em torno das atividades de salvamento, resgate e busca de vítimas, de ajuda humanitária e de logística para atendimento a vítimas e famílias atingidas em situações de desastres naturais. O objetivo é o aperfeiçoamento técnico e a integração, para que possam prestar atendimento adequado em situações reais.

Durante esta quarta-feira (16/05), em Blumenau, as ocorrências foram criadas se aproximando de casos reais de busca de corpos de vítimas em deslizamentos de terra, afogamentos e feridos durante enchentes e enxurradas. No Centro da cidade, a Prainha concentrou as operações de salvamento de vítimas afogadas. Foram duas vítimas, uma em óbito e outra afogada, mas recuperada pelas equipes de Forças-tarefas. A ocorrência foi atendida com apoio do Exército Brasileiro, Polícia Militar Ambiental.

Na parte da tarde, ainda em Blumenau, na Rua Willy Tribess, as equipes atuaram novamente em conjunto para controle de uma situação crítica: oito vítimas em virtude do deslizamento de uma residência familiar. No local, havia dois óbitos simulados. Os corpos foram localizadas com auxílio da equipe de cães. Mais uma vez o binômio, formado pelo soldado Rangel e pelo cão Barney, atuou na localização das vítimas.

Já os feridos, foram triados e socorridos pelas Forças-tarefas do Corpo de Bombeiros Militar e pelo SAMU. Como numa situação real, o número de feridos acabou suplantando a capacidade das equipes locais providenciarem o transporte até a unidade hospitalar . Dessa forma, o Exército Brasileiro promoveu o acesso da última vítima que estaria em estado grave até o hospital. Ela foi transportada até um ponto estratégico e conduzida pela aeronave do Exército Brasileiro ao atendimento especializado.

Além de Blumenau, as ocorrências também foram encenadas em Itajaí, Gaspar e Pomerode. Todas as vítimas, depois de resgatadas e de receberem um primeiro atendimento, foram encaminhadas para o hospital de campanha, montado pelo SAMU, no Clube de Caça e Tiro Blumenauense, próximo à base de do Sistema de Comando de Operações, de onde são administradas as ocorrências e despachadas as viaturas para atendimentos.

Texto: Krislei Oechsler- Jornalista

Fotos: Soldado BM Jackson Jacques

Corpo de Bombeiros Militar.