Criança de dois anos é resgatada pela equipe do Arcanjo 03 em Gaspar

Neste domingo (1°/07), o Corpo de Bombeiros Militar, em parceria com a equipe médica do SAMU, realizaram mais um salvamento comovente a bordo da aeronave Arcanjo 03. Um menino de 2 anos foi encontrado pela família desacordado no fundo da piscina, numa residencia às margens da BR 470 em Gaspar.

Ao chegarem no local, imediatamente os Bombeiros Militares e a equipe de suporte médico do SAMU iniciaram os procedimentos de reanimação cardiorrespiratória com aplicação de medicação e massagens compressivas e ventilação. Após alguns ciclos dos procedimentos, a criança começou a responder positivamente, regredindo o nível de afogamento do grau 5 para 4, ou seja, com retomada da respiração e estabilização de pulso cardíaco.

Após estabilização da criança na cena de emergência, ela foi transportada com a aeronave até o Hospital Santo Antônio em Blumenau, referencia pediátrica da região do Vale do Itajaí. Ela foi encaminhada diretamente a Unidade de Tratamento Intensivo.

Para evitar afogamentos, o Corpo de Bombeiros Militar indica:

_ Não permita que crianças tenham acesso a áreas de piscinas, lagoas ou rios. O acesso pode ser impedido com cercas, muros ou coberturas especiais, no caso de piscinas.

_ Não deixe brinquedos próximos a piscinas para não atrair a atenção das crianças para o local.

_ Jamais deixa uma criança desassistida em áreas de piscinas, banheiras ou outras áreas de banho.

_ Ensine as crianças sobre os cuidados com a água, incentivando a participação em aulas de natação e, se tiver idade permitida, no participação de projeto Golfinho, que acontece na temporada nas praias e balneários.

_ Em caso de emergência acione o Corpo de Bombeiros Militar pelo telefone de emergência 193.

Créditos: Texto e fotos: 2° Cia do Batalhão de Operações Aéreas de Blumenau