6º BBM participará de Mundial de Resgate e Trauma na África do Sul

 

Os Bombeiros Militares Sargento BM Carvalho e Soldado BM Neto, ambos do 6º Batalhão Bombeiro Militar, em Chapecó, seguem com o intenso treinamento para o Mundial de Resgate Veicular e Trauma (World Rescue Challenge), que acontecerá no final de outubro, na África do Sul. Antes da classificação para o evento internacional, os Bombeiros Militares foram aprovados no 1º Desafio Estadual de Trauma em Concórdia (1º lugar), e no Desafio Nacional de Salvamento e Trauma, em Curitiba (5º lugar), realizados em junho e julho deste ano.

 

O evento é organizado pela WRO (Organização Mundial de Resgate) e contará com duas modalidades, Resgate Veicular e Trauma. A equipe do 6º BBM está classificada na modalidade Trauma, e enfrentará duas provas. Na prova Standard, os Bombeiros irão atuar no resgate e procedimento pré-hospitalar de uma vítima em situação de trauma grave, seguindo os protocolos internacionais de atendimento. Deverão ser feitas a avaliação do cenário, gerenciamento de riscos e abordagem da vítima, no tempo máximo de nove minutos. Na prova Complexa, o cenário terá duas vítimas de trauma, sendo uma em estado considerado grave e outra leve. Os Militares devem se dividir para atender as vítimas, também no tempo máximo de nove minutos. A pontuação geral será calculada com base no cumprimento das regras da guia de padrões, dentro do tempo limite.

 

 

O cenário dos simulados pode variar com traumas por acidente de trânsito, de trabalho, doméstico, por mordida de cão e acidentes com faca ou tiro, entre outros. A equipe de Bombeiros somente sabe qual o cenário terá que atender quando a prova for iniciada.

 

A viagem para a África do Sul está marcada para o primeiro dia de provas (23/10). O Sargento BM Carvalho e Soldado BM Neto participarão das provas na quarta-feira, quinta-feira e sexta-feira.

 

O World Rescue Challenge 2018 South Africa terá início no domingo (20/10), com a chegada das equipes e assessores. A abertura acontecerá em 22/10 e as provas serão realizadas nos dias 23, 24, 25 e 26 de outubro, sendo este último o dia de encerramento do evento.

 

 

Créditos: Informações e fotos: Sargento BM Carvalho. Imagem: Word Rescue Challenge 2018
Centro de Comunicação Social
Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina

 

 

emergencia193
QUARTEL DO COMANDO-GERAL
Centro Administrativo da SSP - Av. Gov. Ivo Silveira, 1521 - Bloco A - Capoeiras, Florianópolis - SC, 88085-000

Desenvolvimento: DiTI-DLF | Gestão de Conteúdo: CCS | Tecnologia Open-Source
emergencia193