Entrega de farda a alunos solidifica ingresso na vida militar

 

Para os 300 alunos do Curso de Formação de Soldados- CFSd-2018, em oito cidades diferentes do estado, e os 16 cadetes do 1° ano do CFO- Curso de Formação de Oficiais, a entrega do primeiro fardamento neste sábado, 25 de agosto, dia Nacional do Soldado Brasileiro, marcou o nascimento de uma nova vida: a de militar.

Para simbolizar a data, cada unidade Bombeiro Militar que sedia os cursos de formação organizou uma solenidade diferenciada, marcada por surpresas e emoção.

A Operação Dia do Soldado, apesar de ter acontecido em locais diferentes do estado, foi gerenciada pela Academia de Bombeiro Militar e pelo CFAP- Curso de Formação e Aperfeiçoamento de Praças, como forma de proporcionar as mesmas experiências aos alunos que estão em curso em diferentes cidades.

Simultaneamente, os oito batalhões mostraram aos alunos um vídeo do Comandante-Geral do Corpo de Bombeiros Militar, coronel BM João Valério Borges, abrindo a Operação Dia do Soldado em todo estado, já na sexta-feira, 24/8.

 

IMPORTÂNCIA DA FARDA

É a farda que distingue e identifica os militares dos demais profissionais. Usando a farda, a segunda pele dos militares, os futuros Bombeiros passarão por muitos desafios na vida profissional: combater incêndios, retirar vítimas presas a ferragens de carros amassados pela imprudência do trânsito. Pegarão animais peçonhentos. Ajudarão crianças a chegarem ao mundo, salvarão muitas vidas e outras tantas verão partir. Alguns chegarão ao altar com a farda, serão homenageados, desfilarão briosos o orgulho de ostentar o uniforme em solenidades cívicas. Todos sujarão a farda, de suor, de sangue, de fumaça; a completarão com novos brevês, mais estrelas ou insígnias, que mostram a ascensão profissional.

A partir de agora, passarão mais tempo vestindo a farda do que roupa civil…. Até que a farda que receberam, se tornará pesada demais. Não podendo ser doada, nem reaproveitada, pois é única para cada um. Nominal em aparência e tamanho, terá de ser aposentada com o militar. Ocupará espaço no armário, até que lhe sirva de esquife. Até quando a vida militar perdurar, a farda estará lá, acompanhando cada um na sua jornada, algumas longas, outras breves. Mas cada um com o seu orgulho de vestir o fardamento militar.

 

Acompanhe como foram as solenidades em todo estado.

 

 

CENTRO DE ENSINO

 

 

No Centro de Ensino Bombeiro Militar na Capital, as duas turmas do Curso de Formação de Soldados (66 alunos), e os cadetes do 1°CFO (16 alunos), depois de serem submetidos à exaustão, passando a noite em meio à mata em operação simulada de busca terrestre e aquática, foram recebidos de surpresa pelos familiares e amigos. Alguns estavam há meses sem abraçar os familiares.

 

 

Os alunos foram acionados as 19 horas do dia anterior (24/08), quando após conferência do material operacional, as turmas seguiram de ônibus até o Camping do Rio Vermelho, onde realizaram a oficina de busca terrestre. Em seguida, deslocaram a pé até o quartel BM da Barra da Lagoa para oficina de combate a incêndio estrutural. Na sequência, marcharam até a Praia Mole, onde foi realizada uma atividade de salvamento em altura. Conforme cada grupo terminava a oficina, caminhava até as dunas da Joaquina onde havia uma oficina de APH. Por fim, realizaram a missão de busca e resgate de vítima no mangue próximo a Avenida Beira Mar. No total, o grupo percorreu a pé 17 quilômetros numa operação que durou cerca de 15 horas.

 

 

Após retornarem ao Centro de Ensino, os alunos soldados e os cadetes foram recebidos de surpresa pelos familiares. O Subcomandante- Geral do Corpo de Bombeiros Militar, Coronel BM Vanderlei Vanderlino Vidal, parabenizou a todos pela operação realizada e exaltou a importância e da responsabilidade que é ostentar a farda do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina.

 

 

 

A operação foi coordenada pela Academia e CFAP- Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças, e foi organizada pelos cadetes do 4º CFO com o apoio do Curso de Formação de Sargentos.

 

 

 

2°BATALHÃO DE BOMBEIRO MILITAR- CURITIBANOS

 

 

 

Em Curitibanos, a operação Dia do Soldado foi deflagrada às 20h do dia anterior, 24/08 com o acionamento dos alunos do Curso de Formação de Soldados. Foi simulada a queda de uma aeronave em área rural do município, em que foi colocado em ação o Plano de Chamada do 6º Pelotão da Unidade de Ensino Fora da Sede do 2ºBBM. Os alunos receberam a missão de resgatar três vítimas só suposto acidente, colocando em prática os conhecimentos adquiridos durante o Curso de Formação de Soldados. Receberam as coordenadas e traçaram o objetivo, realizando um percurso total de 20 quilômetros a pé, passando por diversos obstáculos, frio intenso, mata fechada, transposição de cursos d’água, localização, estabilização e transporte das vítimas, totalizando 15 horas de operação.

 

 

Após a resolução da ocorrência, que durou a noite inteira, os alunos soldados retornaram à sede do 2º Batalhão, quando foram apresentados ao comandante, o Capitão BM Willian Leal Nunes. A emoção tomou conta do grupo quando foram surpreendidos pelos familiares que que estavam no interior do quartel aguardando para entregá-los a farda aos futuros Bombeiros Militares.

 

 

 

A solenidade ficou marcada pela emoção de todos ao verem o pelotão finalmente envergando a tão sonhada farda azul, uma etapa marcante da formação bombeiro militar em direção ao objetivo desses homens e mulheres determinados a se tornarem soldados desta valorosa corporação.

 

 

3° BATALHÃO DE BOMBEIRO MILITAR- BLUMENAU

 

 

Em Blumenau, os alunos do CFSd-2018 também entraram em operação na noite anterior. Eles passaram por diversas atividades e oficinas relacionadas a eventos envolvendo desastres naturais, ocorrência típica da região do Vale do Itajaí. Na manhã seguinte, por volta das 9h chegaram ao quartel sede do 3°Batalhão, onde foram recebidos pelos familiares para o recebimento da farda.

 

 

 

O momento foi emocionante, considerando o estado psicológico, de privação do descanso e alimentação do período noturno, frio e extenuantes atividades operacionais, externando o espírito de cumprimento de missão. Para confraternizarem, ao fim da manhã, foi oferecido um café da manhã  a todos.

 

 

 

 

7° BATALHÃO DE BOMBEIRO MILITAR- ITAJAÍ

 

 

Em Itajaí, os alunos soldados do 9º pelotão também receberam o fardamento, com uma operação que começou na noite do dia anterior, sexta-feira, 24/08. Os treinamentos foram centrados na busca e resgate de vítimas em estruturas colapsadas. Os alunos realizaram uma caminhada noturna de cerca de 15 quilômetros, saindo da sede do 7° Batalhão até Tijucas, no Centro de Treinamento em Estruturas Colapsadas. Durante as oficinas, os alunos puderam colocar em prática o que estão aprendendo durante o curso.

 

 

Na manhã de sábado (25/08), os alunos foram surpreendidos pela presença dos seus familiares, os quais entregaram o fardamento aos participantes. Para os militares o fardamento representa uma segunda pele.

 

 

 

 

8° BATALHÃO DE BOMBEIRO MILITAR- TUBARÃO

 

 

Em Tubarão, os alunos também foram acionados para a Operação Dia do Soldado no dia anterior. Foram realizadas diversas atividades e simulações de ocorrências de Atendimento Pré-Hospitalar, de captura de animais peçonhentos, de busca terrestre e resgate de vítimas em inundações e enxurradas. Os futuros soldados marcharam mais de 17 quilômetros para treinar e manter o condicionamento físico, indispensável a atividade militar.

 

 

Ao final os alunos remaram cerca de 17 quilômetros pelo rio que corta a cidade, utilizando botes infláveis. Ao chegarem na sede do 8° Batalhão, uma solenidade foi organizada para entrega do fardamento. Contabilizando os familiares e autoridades presentes, mais de cem pessoas prestigiaram o evento.

 

 

 

 

13° BATALHÃO DE BOMBEIRO MILITAR- BALNEÁRIO CAMBORIÚ

 

 

A operação de entrega de fardas no 13ºBBM iniciou com um simulado de atendimento de vítimas em estruturas colapsadas. Após cerca de 1h30min de ocorrência no Centro de Treinamento no município de Tijucas, os alunos iniciaram a caminhada para a conquista da farda. As peças do fardamento foram espalhadas em pontos estratégicos e foram distribuídas a cada etapa da missão concluída pelos alunos.


 

Utilizando as coordenadas com GPS, ponto a ponto, eram dadas novas coordenadas para guiar a missão. Além de passar pelas praias de Itapema e todas as praias pouco povoadas de Balneário Camboriú, pela Rodovia Interpraias, os alunos também aplicaram os conhecimentos de condução de botes a remo para chegar a Ilha das Cabras.

 

 

Durante a caminhada pelas praias, os alunos conquistaram a cobertura da farda. Na Ilha das Cabras, estavam as calças do fardamento. A operação foi finalizada com a chegada dos alunos à sede do 13ºBBM, após 36km percorridos a pé, onde os familiares aguardavam, em segredo, para entregarem a gandola que completaria o fardamento operacional do CBMSC. 

 

 

14°BATALHÃO DE BOMBEIROS MILITAR- XANXERÊ

 

 

O Curso de Formação de Soldados do 14º Batalhão com sede em Xanxerê, também participou da operação Dia do Soldado. Eles permaneceram por cerca de 20 horas em atividades. Dentre elas, o deslocamento em marcha a pé de 20 quilômetros, até o interior do município de Faxinal dos Guedes, às margens do lago da Barragem Santa Laura, onde passaram a noite atuando em instruções coordenadas pela equipe da Força Tarefa 14, divididas em oficinas de salvamento em altura, atendimento pré hospitalar e intervenção em áreas deslizadas.

 

 

 

Os alunos colocaram em prática os conhecimentos obtidos até o momento, montando bivaques para o pernoite e fazendo uso de ração operacional. Enfrentaram as intempéries, forte chuva, previsão de temporal e o frio da madrugada como forma de se manterem preparados para as adversidades do trabalho no Corpo de Bombeiros Militar.

 

 

 

O principal objetivo, foi colocar os alunos à prova dos conhecimentos, sob condições de privação de descanso e alimento. Além do desgaste físico e psicológico, condições típicas das ocorrências de bombeiro.

 

 

 

Ao final, a surpresa dos alunos ao chegarem ao quartel e serem recepcionados por mais de 120 pessoas, entre familiares do todos os alunos e do efetivo do Batalhão, para a tão esperada entrega da farda operacional.Foram momentos de superação e muita emoção que marcaram o final de semana.

 

Para fechar o dia, na noite do dia 25 de agosto, o CFSD correu em forma, abrindo a 1ª Corrida do fogo do 14º Batalhão de Bombeiros Militar, evento que, apesar do frio, foi um sucesso, onde tivemos aproximadamente 340 inscritos participando da corrida de 5 Km;

 

 

Informações e fotos:

CEBM:Cadete Abílio e Tenente Marcelo Della Gisutina da Silva

2°BBM:Aspirante Levi Garcia Ribeiro

3°BBM:Tenente Renan Cesar Vinotti Cecatto

7°BBM: Larissa Adriano

8°BBM: Tenente Henrique José Schuelter Nunes

13°BBM: Tenente Walter Pereira Mendonça Neto

14°BBM: Tenente Alan Delei Cielusinsky

Centro de Comunicação Social.

Corpo de Bombeiros Militar.

 

 

emergencia193
QUARTEL DO COMANDO-GERAL
Centro Administrativo da SSP - Av. Gov. Ivo Silveira, 1521 - Bloco A - Capoeiras, Florianópolis - SC, 88085-000

Desenvolvimento: DiTI-DLF | Gestão de Conteúdo: CCS | Tecnologia Open-Source
emergencia193