O Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) registrou, ao longo da primeira semana de abril, três ocorrências de destaque em Florianópolis, envolvendo atividades preventivas, atendimento obstétrico de emergência e resgate urbano.
O Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) registrou, ao longo da primeira semana de abril, três ocorrências de destaque em Florianópolis, envolvendo atividades preventivas, atendimento obstétrico de emergência e resgate urbano.
Na última quinta-feira (02), militares do 1º Batalhão de Bombeiros Militar realizaram uma visita preventiva ao NEIM Pequeno Príncipe, localizado no bairro Morro das Pedras. Aproximadamente 50 crianças, com idade média de cinco anos, participaram de um momento educativo e lúdico, no qual puderam conhecer parte das atividades desempenhadas pelo CBMSC de forma acessível e interativa. A iniciativa teve como objetivo fortalecer os vínculos com a comunidade escolar e promover, desde a infância, a conscientização sobre a importância da prevenção e da atuação dos bombeiros militares, reforçando o compromisso da corporação com ações de integração social e formação de uma cultura de segurança.
Na madrugada do dia 04, às 02h10, o CBMSC foi acionado para atender uma ocorrência de trabalho de parto na região norte da Ilha. A gestante, com 39 semanas de gestação, apresentava ruptura da bolsa amniótica e contrações regulares com intervalo de aproximadamente um minuto. Durante a condução da paciente até a ambulância, teve início o período expulsivo. Diante da rápida evolução do quadro, a equipe optou por retornar com a gestante ao interior da residência, onde realizou o parto domiciliar com segurança. Às 02h40, nasceu uma menina, sem intercorrências, com a mãe e a bebê em boas condições. A atuação técnica e célere da guarnição foi determinante para o êxito da ocorrência, evidenciando a capacitação dos bombeiros para emergências das mais diversas naturezas.
No domingo, 05, por volta das 12h, os bombeiros foram acionados para o resgate de cinco pessoas presas em um elevador em uma edificação multifamiliar na região central de Florianópolis. As vítimas permaneciam confinadas há aproximadamente 45 minutos em ambiente sem ventilação. A guarnição realizou os procedimentos padrão para abertura da porta do equipamento e efetuou a retirada de todos com segurança. Nenhuma das pessoas apresentava ferimentos ou sinais clínicos relevantes. A ocorrência foi encerrada sem necessidade de encaminhamento hospitalar.
Créditos:
Texto: Cabo Guilherme Barão Hülse e estagiária Maria Worm
Imagens: Divulgação CBMSC
Assessoria de Imprensa CBMSC: (48) 98843-4427
Centro de Comunicação Social
Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina
Veja também as nossas redes sociais: Instagram; Facebook; Youtube.