Por Sgt França - CCS em Terça, 20 Junho 2017
Categoria: Notícias Institucionais

Em Gaspar bombeiros treinam mergulho para buscas em rios

Nem o frio espantou a vontade dos bombeiros militares se manterem sempre atualizados e prontos para agir. Em Gaspar, os dias 12, 13 e 14 foram para treinar mergulho e resgate em águas rápidas. O lugar escolhido foi o Ribeirão Gasparinho.

O treinamento faz parte do PIM (Programa de Instrução Mensal), que pretende levar intrução e atualização de conhecimento, ao menos uma vez por mês, aos bombeiros que atuam na cidade.

A instrução dividiu-se em dois momentos: um teórico, dentro do quartel, onde os militares habilitados repassaram para as guarnições de serviço e expediente diretrizes de como desenvolver uma atividade sub aquática de forma eficiente. Ressaltando sempre a importância da equipe de superfície, na segurança do mergulhador, guia das áreas de busca, supervisão da cena. Também, foram abordados temas como: comunicação pelo cabo guia e técnicas de busca em meio sub aquático.

A segunda parte da instrução, prática, os mergulhadores do pelotão realizaram um mergulho no Ribeirão Gasparinho, afluente do Rio Itajai-Açú. Durante a atividade, os mergulhadores puderam conhecer melhor seus “cangas” (nome dado ao parceiro da dupla), entrosar a equipe, praticar as diversas técnicas de busca sub aquática, treinar a comunicação com equipe de superfície.