A equipe de Salvamento em Altura do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) fez história no ROPE Days 2025, realizado entre os dias 5 e 8 de agosto, em São Paulo. Após intensos dias de provas práticas e teóricas, o grupo catarinense conquistou o bicampeonato internacional, repetindo o ouro obtido em 2024 e consolidando-se como uma das referências mundiais na modalidade.
A equipe de Salvamento em Altura do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) fez história no ROPE Days 2025, realizado entre os dias 5 e 8 de agosto, em São Paulo. Após intensos dias de provas práticas e teóricas, o grupo catarinense conquistou o bicampeonato internacional, repetindo o ouro obtido em 2024 e consolidando-se como uma das referências mundiais na modalidade.
O desempenho de destaque não ficou restrito à vitória por equipes. O Capitão Levi Garcia Ribeiro foi reconhecido como o melhor líder de equipe, enquanto o Soldado Helber Braga Marega recebeu o título de melhor Rigger, função fundamental para a montagem de sistemas de cordas e ancoragens com precisão e segurança.
O ROPE Days é considerado o maior evento técnico de salvamento em altura da América Latina e reuniu, este ano, 17 equipes de diferentes estados e países. Durante os dois dias de provas práticas, as equipes passaram por seis pontos de desafios, realizados na cidade de Atibaia, em diferentes cenários:
- Jardim do Lago – simulação de enchente com vítima ilhada em bote
- Teleférico do Lago do Major – resgate em caso de pane no sistema
- Edifício Carraro – acidente com trabalhador em altura
- Ginásio Elefantinho – vítima suspensa em estrutura de telhado
- Torres do Jardim Panorama – operador de telecomunicação preso em torre
- Pedra Grande – alpinista preso em parede rochosa
Cada desafio tinha tempo estimado entre 1h e 2h para execução e foi avaliado nos critérios de tempo de execução, gerenciamento de equipe, técnica, segurança de cena e atendimento pré-hospitalar (APH).
A preparação do CBMSC foi intensa. Ao longo do ano, a equipe participou de treinamentos específicos em diversas regiões do estado, sendo o último realizado entre 1º e 3 de agosto, em Balneário Camboriú, com simulações de cenários complexos semelhantes aos encontrados na competição.Para o Capitão Levi, esta conquista é resultado de um investimento constante em equipamentos e na formação dos profissionais, demonstrando um trabalho que vem sendo realizado ao longo dos anos. "Esse resultado é fruto de um esforço conjunto de muitos bombeiros militares que se dedicam à área de salvamento em altura, que participam seja com capacitação, instrução, treinamentos, competições ou como competidores que já conquistaram o pódio em edições anteriores. É uma felicidade estar conquistando esse resultado, trazendo esse título novamente para Santa Catarina e uma responsabilidade muito grande", comemora.
A participação da equipe catarinense na etapa internacional reflete o investimento contínuo do CBMSC na capacitação técnica e na valorização de seus profissionais, promovendo a troca de experiências, a padronização de procedimentos e o fortalecimento da cultura de excelência em salvamento técnico.A equipe campeã foi formada por:
- Capitão Levi Garcia Ribeiro – Comandante de equipe (team leader)
- Sargento Daniel Fabricio Rodrigues Menon – R1
- Cabo Marcos Cidade dos Santos – R2
- Soldado Helber Braga Marega – Rigger
- Cabo Jean Carlos Alexandre – Tração
- Soldado Douglas Costa – Tração
- Soldado Maria Julia Reinert – Vítima (team patient)
- Sargento Tiago Schroeder – Suplente
- Sargento Leandro Edson Daussen – Árbitro (team referee)
- Cabo Bruno Ferrasso Farias – Apoio
- Soldado Rodrigo Dadalt das Neves – Apoio
Créditos:
Texto: Karla Lobato CCS/CBMSC
Imagens: Divulgação CBMSC/
Assessoria de Imprensa CBMSC: (48) 98843-4427
Centro de Comunicação Social
Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina
Veja também as nossas redes sociais: Instagram; Facebook; Youtube.