Plano Estratégico CBMSC 2018-2030

Page 1

PLANO ESTRATÉGICO 2018 - 2030


ELABORAÇÃO E ORGANIZAÇÃO Cel BM RR Carlos Charlie Campos Maia Ten Cel BM Ricardo José Steil Ten Cel BM Alexandre da Silva Sd BM Adriano José Marciniak Sgt BM Ewerton Luiz Oliveira Sd BM Tiago Moritz Andrade Krislei Oechsler - Jornalista Dayane Alves Lopes - Designer


SUMÁRIO PALAVRA DO COMANDANTE-GERAL

05

INTRODUÇÃO

06

HISTÓRICO

08

MISSÃO

10

VISÃO

11

VALORES

12

FATORES CRÍTICOS DE SUCESSO

14

MAPA ESTRATÉGICO

16

PERSPECTIVAS, OBJETIVOS ESTRATÉGICOS E DIRETRIZES ESTRATÉGICAS

18

PLANO DE GESTÃO ESTRATÉGICA

23


4

PLANO ESTRATÉGICO CBMSC 2018 - 2030


PLANO ESTRATÉGICO CBMSC 2018 - 2030

5

PALAVRA DO COMANDANTE-GERAL

U

ma Instituição que pretende crescer de forma sustentável deve possuir objetivos claros e conhecidos pelos seus integrantes, bem como, direcionar seus recursos na busca de alcançar esses objetivos. A ferramenta mais adequada para tal é o Planejamento Estratégico, pois permite projetar as ações, conhecendo as necessidades internas e externas, analisando as tendências dos aspectos sociais, econômicos e políticos.

Pensar no futuro e projetar a Instituição para as próximas décadas. Com esse intuito, estamos apresentando o Plano Estratégico 2018 - 2030 do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina, o qual foi elaborado envolvendo todos os integrantes da Corporação. Neste processo, foram levantadas as informações necessárias para definirmos nossas metas, nossos objetivos e as diretrizes a serem seguidas, direcionando nossas ações de forma a concentrar esforços e otimizar recursos, para que possamos prestar serviços com qualidade cada vez melhor. A partir de agora, o Plano Estratégico deverá servir de referência e orientar as ações de cada integrante da Corporação. No entanto, convém salientar que esta não é uma ferramenta acabada e definitiva. Devemos considerar as circunstâncias e imprevistos que poderão surgir e, anualmente, revisá-lo e adequá-lo a nova realidade. Enfim, vamos todos trabalhar para continuarmos a ser uma corporação de excelência na prestação, gestão e conhecimento de serviço de bombeiro, resguardando a vida, o patrimônio e o meio ambiente catarinense (nossa visão), de forma que sejamos cada vez mais eficientes, eficazes e efetivos no atendimento à população catarinense.

A partir de agora, o Plano Estratégico deverá servir de referência e orientar as ações de cada integrante da Corporação.


6

PLANO ESTRATÉGICO CBMSC 2018 - 2030

INTRODUÇÃO

O

Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Santa Catarina (CBMSC) busca, na visão do Estado catarinense, ser uma corporação sustentável, inovadora e empreendedora, atuando com eficiência, eficácia e efetividade em todos os processos e, em especial, no aprimoramento técnico-profissional do capital humano, para preservar a vida, o patrimônio e o meio ambiente catarinense. Com esta visão, o CBMSC, após emancipação no ano de 2003, buscou pautar suas ações por meio de planos estratégicos. Em 2004, iniciou um estudo para diagnóstico da situação da instituição e prospecção de futuro frente aos desafios que uma corporação recém emancipada encontraria. Dessa forma, nasceu o Plano 2005-2010, que foi prorrogado até 2015. Com o objetivo de dar continuidade e manter a corporação alinhada com o Plano Estratégico do Estado de Santa Catarina, que possui como visão “Santa Catarina: Estado de Excelência em Sustentabilidade, Inovação e Empreendedorismo, com Equidade Social e Regional”, o CBMSC iniciou, no ano de 2015, um novo Planejamento Estratégico, com reuniões locais e setoriais, ouvindo os bombeiros militares catarinenses.


PLANO ESTRATÉGICO CBMSC 2018 - 2030

O trabalho iniciado em 2015, com o levantamento do pontos fortes e fracos, oportunidades e ameaças institucionais, frente à situação global e regional na qual o CBMSC estava inserido, definiu a nova visão de futuro da corporação, seus valores e objetivos estratégicos para manter a excelência na prestação e gestão dos serviços de bombeiro. Inúmeras discussões técnicas e reuniões levaram o Comando-Geral a validar, através do Seminário Estadual dos Oficiais do CBMSC, o Plano Estratégico e a construção do Plano de Gestão Estratégica, a ser efetivado até o ano de 2030. Apesar de todos os esforços efetivados pelo CBMSC, considera-se que a presente publicação do Plano Estratégico 2018-2030, por si só, não garante o propósito almejado: a excelência na prestação de serviços de bombeiro à sociedade catarinense. Necessita-se colocar o plano em prática e prospectá-lo com a competente análise dos cenários nacional, estadual e municipal, com os quais a corporação está em constante interação. É premente a necessidade de mitigar as resistências e monitorar os resultados para um futuro promissor para a corporação.

7


8

PLANO ESTRATÉGICO CBMSC 2018 - 2030

HISTÓRICO

Atualmente, o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina está presente em 138 municípios, tornando Santa Catarina o estado com uma das melhores abrangências de serviços de bombeiros do País.


PLANO ESTRATÉGICO CBMSC 2018 - 2030

9

No Brasil, a primeira corporação de bombeiros foi criada pelo Imperador D. Pedro II, em 02 de Julho 1856, o que o consagrou como patrono dos Corpos de Bombeiros Militares do Brasil.

A primeira expansão ocorreu em 13 de agosto de 1958 para o interior do Estado, com a instalação de uma Estação de Bombeiro na cidade de Blumenau.

Com o passar do tempo e com a proclamação da República, os Estados que possuíam melhores condições financeiras passaram a constituir seus próprios Corpos de Bombeiros. As primeiras corporações foram criadas dentro da estrutura das Forças Estaduais, antiga denominação das Polícias Militares.

Na década de 1960, foi criado o serviço de Salvamento Aquático, para oferecer segurança às pessoas que, em número cada vez maior, procuravam as praias do litoral catarinense.

O Corpo de Bombeiro Militar de Santa Catarina foi criado pela então Força Pública, hoje Polícia Militar, por meio da Lei 1.288, de 16 de setembro de 1919. A instalação foi efetivada oficialmente em 26 de setembro de 1926, no comando do Coronel PM Pedro Lopes Vieira, e com o apoio do governador Adolfo Konder. Em 2017, completa 91 anos de existência. Comandada pelo então 2º Tenente Waldemiro Ferraz de Jesus, a primeira Seção de Bombeiros de Santa Catarina foi instalada na Rua Tenente Silveira, no Centro de Florianópolis, e contava com 27 praças e um oficial da Força Pública.

Em 1983, na cidade Blumenau, iniciou a implantação do serviço de socorro pré-hospitalar, realizado por bombeiros socorristas. Em 13 de junho de 2003, por meio da aprovação da Emenda Constitucional nº 33 de 13 de junho de 2003, o Corpo de Bombeiros Militar deixa de ser parte integrante da estrutura organizacional da Polícia Militar de Santa Catarina. A partir dessa data, adquire o status de corporação autônoma. Atualmente, o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina está presente em 138 municípios catarinenses, para atender toda a população com serviços rápidos e de qualidade, fatores que concedem à Santa Catarina, o estado com uma das melhores abrangências de serviços de bombeiros do País.


10

PLANO ESTRATÉGICO CBMSC 2018 - 2030

MISSÃO

Proteger a vida, o patrimônio e o meio ambiente.


PLANO ESTRATÉGICO CBMSC 2018 - 2030

VISÃO

Ser uma Corporação de excelência na prestação, gestão e conhecimento de serviços de bombeiro, resguardando a vida, o patrimônio e o meio ambiente catarinense.

11


12

PLANO ESTRATÉGICO CBMSC 2018 - 2030

VALORES

Nossos valores são: ética e probidade, comprometimento, profissionalismo, espírito de corpo e abnegação.


PLANO ESTRATÉGICO CBMSC 2018 - 2030

ÉTICA E PROBIDADE Desenvolver práticas de gestão e padrões de trabalho calcados em preceitos éticos e morais, pautados pelo constante aprimoramento técnico, pela honradez, honestidade e constante busca da verdade.

COMPROMETIMENTO Compromisso de honra, no qual os integrantes são conscientes das obrigações e dos deveres como bombeiros militares, manifestando firmemente disposição para cumprir os objetivos e princípios da instituição, traduzidos pelo fiel cumprimento da hierarquia e disciplina e o anseio de bem servir à sociedade.

PROFISSIONALISMO É um compromisso de vida com a competência, excelência, valores honráveis, padrões de conduta, ética, bom caráter e determinação com a tarefa Bombeiro Militar de bem servir à sociedade.

ESPÍRITO DE CORPO É o grau de coesão do efetivo e de camaradagem entre seus integrantes, traduzido como o resultado de um esforço conjunto em prol da sociedade.

ABNEGAÇÃO Iniciativa de agir no cumprimento do dever, com coragem, sacrifício e mesmo com risco da própria vida.

13


14

PLANO ESTRATÉGICO CBMSC 2018 - 2030

FATORES CRÍTICOS DE SUCESSO

A

pós as etapas de definição de missão, visão e valores e da análise de pontos fortes e fracos, das oportunidades e ameaças, foram definidos os fatores críticos de sucesso, que são considerados como os pontos chaves entre o sucesso e o fracasso do Plano Estratégico. Assim, os fatores críticos de sucesso precisam ser traduzidos em objetivos estratégicos, os quais, quando bem definidos e estudados, se tornam referência para a organização em suas atividades voltadas para a missão e alcance da visão de futuro.

EFETIVO ADEQUADO É necessário um efetivo suficiente para atender todo o território estadual.

EQUIPAMENTOS OPERACIONAIS Em virtude das diversas áreas de atuações de serviços que o CBMSC realiza, necessita ser suprido de equipamentos específicos e atualizados para um atendimento de qualidade à população.

VIATURAS OPERACIONAIS Para a eficiência do atendimento de uma ocorrência há necessidade de viaturas ágeis, compatíveis com o terreno e com a natureza do evento.

CAPACITAÇÃO DE PESSOAL Os bombeiros militares, comunitários, voluntários, guarda-vidas civis e colaboradores devem ter conhecimento e constante aprimoramento, de acordo com as atividades que irá desempenhar, visando à excelência no atendimento da sociedade.


PLANO ESTRATÉGICO CBMSC 2018 - 2030

VALORIZAÇÃO DO CORPO DE INTEGRANTES Os bombeiros militares, comunitários, voluntários, guarda-vidas civis e colaboradores, devem ter atenção especial quanto a qualidade de vida, fortalecendo o vínculo e o relacionamento interpessoal saudável, bem como à manutenção do equilíbrio físico e emocional.

RECURSOS ORÇAMENTÁRIOS E FINANCEIROS Os recursos orçamentários e financeiros devem ser suficientes para atendimento das necessidades operacionais e administrativas, tanto em investimento, como na manutenção da corporação.

ATIVIDADE TÉCNICA E PODER DE POLÍCIA ADMINISTRATIVA Ter como principal instrumento de atuação a prevenção dos incêndios e pânico, fortalecendo o empreendedorismo catarinense.

PROJETOS E PROGRAMAS DE RESPONSABILIDADE SOCIAIS O Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC), alinhado com a responsabilidade social que decorre de sua atuação, deve aprimorar e desenvolver uma série de programas sociais que incentivem a cultura de prevenção a sinistros, bem como contribua para uma sociedade mais resiliente às adversidades decorrentes de catátofres e emergências que impactam na segurança pública.

LEGISLAÇÃO ESPECÍFICA, PRÓPRIA E PERTINENTE As legislações constitucional e infraconstitucional devem dar suporte e serem aprimoradas para atender ao interesse público alinhado aos objetivos da corporação, garantindo direitos e deveres ao efetivo integrante, de modo a possibilitar segurança jurídica adequada ao exercício das atividades.

15


16

PLANO ESTRATÉGICO CBMSC 2018 - 2030

MAPA ESTRATÉGICO

O

mapa estratégico construído através do Balanced Scorecard explicita a hipótese da estratégia, na medida em que, todos os indicadores se interligam por meio de uma cadeia lógica de causa e efeito. As ações são construídas em torno da missão, na busca de grau maior de eficácia e eficiência com que atendem as necessidades da sociedade, reduzindo custos, com mais rapidez e qualidade nos atendimentos. Ele traduz o processo de transformação dos ativos intangíveis como serviços de alta qualidade, valor do capital intelectual, de servidores competentes, motivados e habilitados, de processos internos inovadores, eficientes e consistentes, de pessoas atendidas satisfeitas, de níveis de investimento em pesquisa e desenvolvimento e de investimento em informatização, em tecnologia da informação, em resultados tangíveis. Funcionando como arquitetura para descrever a estratégia e construindo uma base do que se espera atingir, através de uma administração estratégica, voltada para uma implementação eficaz do plano de ação. Dessa forma, elaborou-se o mapa estratégico do Corpo de Bombeiros de Santa Catarina, conforme ilustração da figura a seguir.


PLANO ESTRATÉGICO CBMSC 2018 - 2030

17

MISSÃO

Preservar a vida, o patrimônio e o meio ambiente.

VISÃO

Ser uma Corporação de excelência na prestação, gestão e conhecimento de serviços de bombeiro, resguardando a vida, o patrimônio e o meio ambiente catarinense.

VALORES

Ética e probidade, comprometimento, profissionalismo, espírito de corpo e abnegação.

SOCIEDADE PROPORCIONAR PROGRAMAS E PROJETOS SOCIAIS

Desenvolver a cultura de prevenção a sinistros na sociedade, através de ações preventivas e ambientais.

AÇÕES PREVENTVAS E AÇÕES DE RESPOSTA Atender com profissionalismo e excelência.

Prestar serviço que proporcione satisfação e confiança.

GESTÃO E PROCESSOS MODERNIZAÇÃO E INOVAÇÃO Excelência e inovação na prestação dos serviços de bombeiro.

Excelência e inovação na gestão de conhecimento dos serviços de bombeiro.

Excelência, inovação e Aperfeiçoar a doutrina empreendedorismo na gestão operacional e administrativa. dos serviços de bombeiro.

FORTALECIMENTO DA PRESENÇA DO CBMSC EM SANTA CATARINA Equipar e estruturar o CBMSC.

Conveniar com todos os municípios catarinenses.

Ampliar a atuação do Desenvolver parcerias com os municípios, entidades públicas e privadas para proporcio- CBMSC para todo o nar o serviço de segurança contra incêndio ciclo de Defesa Civil. a todos municípios catarinenses.

Integrar o serviço de atendimento pré-hospitalar do CBMSC com o SAMU.

CAPITAL HUMANO QUALIDADE DE VIDA DOS PROFISSIONAIS Desenvolver ações e programas de saúde e promoção social.

Priorizar a saúde e condições favoráveis de trabalho dos profissionais da corporação.

GESTÃO DE COMPETÊNCIAS Fortalecer o vínculo do capital humano com a corporação.

Manter o fluxo de ingresso de soldados e cadetes e o preenchimentos dos quadros civis da corporação.

Formar e capacitar o efetivo orgânico e civil.

RECURSOS SUSTENTÁVEIS PARCERIAS ESTRATÉGICAS Aumentar o percentual de captação de recursos em projetos.

EQUILÍBRIO DE RECURSOS FINANCEIROS

Aumentar o percentual de captação e adequar o investimento de recursos em convênios municipais.

Aumentar o percentual de incremento e investimento da receita própria de origem estadual.


18

PLANO ESTRATÉGICO CBMSC 2018 - 2030

PERSPECTIVAS, OBJETIVOS ESTRATÉGICOS E DIRETRIZES ESTRATÉGICAS

A

través do uso da ferramenta de gestão estratégica Balanced Scorecard, adaptada à administração pública, foram definidas perspectivas, construindo os objetivos estratégicos que pautarão a corporação no sentido de alinhar suas ações para o fortalecimento da visão estratégica. No mesmo sentido, foi realizado o desdobramento em ações, indicadores, metas e prazos, que comporão o plano de ação macro da corporação..

Sociedade CAPITAL HUMANO

RECURSOS GESTÃO E PROCESSOS SUSTENTÁVEIS

MISSÃO

VISÃO

VALORES


PLANO ESTRATÉGICO CBMSC 2018 - 2030

PERSPETIVA: SOCIEDADE Objetivo estratégico: Proporcionar a segurança pública à sociedade ampliando e aprimorando ações preventivas de proteção à vida, ao patrimônio e meio ambiente, bem como no atendimento das demandas de ocorrências relacionadas aos serviços de bombeiros em todo o território catarinense. DIRETRIZES ESTRATÉGICAS: 1. Prestar serviços que proporcionem satisfação e confiança. 2. Atender com profissionalismo e excelência. 3. Desenvolver a cultura de prevenção a sinistros na sociedade, através de ações preventivas e ambientais (programas e projetos sociais).

19


20

PLANO ESTRATÉGICO CBMSC 2018 - 2030

PERSPECTIVA: GESTÃO E PROCESSOS Objetivo Estratégico: Fortalecer a presença do CBMSC no estado. DIRETRIZES ESTRATÉGICAS: 1. Equipar e estruturar o CBMSC (viatura, materiais, equipamentos e quartéis). 2. Conveniar com todos os municípios catarinenses. 3. Desenvolver parcerias com os municípios e órgãos privados para proporcionar o serviço de segurança contra incêndio a todos os municípios catarinenses. 4. Integrar o serviço de atendimento pré-hospitalar do CBMSC com o do SAMU. 5. Ampliar a atuação do CBMSC para todo o ciclo de Defesa Civil. Objetivo Estratégico: Modernizar e inovar a gestão operacional e administrativa. DIRETRIZES ESTRATÉGICAS: 1. Excelência e inovação na prestação dos serviços de bombeiro. 2. Excelência, inovação e empreendedorismo na gestão dos serviços de bombeiro. 3. Excelência e inovação na gestão de conhecimento dos serviços de bombeiro. 4. Aperfeiçoar a doutrina operacional e administrativa.


PLANO ESTRATÉGICO CBMSC 2018 - 2030

PERSPECTIVA: CAPITAL HUMANO Objetivo Estratégico: Desenvolver a excelência na formação e capacitação dos bombeiros. DIRETRIZES ESTRATÉGICAS: 1. Manter o fluxo de ingresso de soldados e cadetes e o preenchimentos dos quadros civis da corporação. 2. Formar e capacitar o efetivo orgânico e civil. 3. Fortalecer o relacionamento institucional na área de ensino. 4. Fortalecer o vínculo do capital humano com a corporação. Objetivo Estratégico: Priorizar a saúde, condições favoráveis de trabalho e qualidade de vida dos profissionais da corporação. DIRETRIZES ESTRATÉGICAS: 1. Desenvolver ações e programas de saúde e promoção social. 2. Priorizar a saúde e condições favoráveis de trabalho dos profissionais da corporaçã

21


22

PLANO ESTRATÉGICO CBMSC 2018 - 2030

PERSPECTIVA: RECURSOS SUSTENTÁVEIS Objetivo Estratégico: Proporcionar a sustentabilidade financeira da corporação, para manutenção e ampliação dos serviços preventivos e de socorros. DIRETRIZES ESTRATÉGICAS: 1. Aumentar o percentual de captação de recursos em projetos. 2. Aumentar o percentual de captação e adequar o investimento de recursos em convênios municipais. 3. Aumentar o percentual de incremento e investimento da receita própria estadual.


PLANO ESTRATÉGICO CBMSC 2018 - 2030

PLANO DE GESTÃO ESTRATÉGICA

O

Plano de Gestão estratégica para o horizonte 2030, traduz a síntese do processo estratégico sistematizado que permite a compreensão do direcionamento traçado, a transparência de iniciativas e ações, e o devido acompanhamento da continuidade do alinhamento dos objetivos a serem atingidos para o sucesso da Corporação. A implementação que se inicia conta com o comprometimento de cada integrante em tornar realidade as ações planejadas, priorizando-se a concentração de esforços de forma articulada, em serem supridos fatores essenciais para garantir ser o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina uma Corporação de excelência na prestação, gestão e conhecimento de serviços de bombeiros, resguardando a vida, o patrimônio e o meio ambiente catarinense.

23


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.