PESQUISAR

Blog de Notícias

2 minutos para leitura (344 palavras)

1º Batalhão participa do Mutirão Verde em ilha

 

 

O Grupamento de Busca e Salvamento, do 1ºBatalhão de Bombeiro Militar, participou de um Mutirão Verde, realizado no último dia 20, no sítio histórico Fortaleza de Nossa Senhora da Conceição de Araçatuba, em Florianópolis. O evento integra a semana comemorativa ao dia do Soldado, celebrado no próximo dia 25 de agosto. A guarnição da embarcação BI Garoupa auxiliou no desembarque e embarque de cerca de 100 pessoas.

 

A atividade do mutirão teve como objetivo a retirada de lixo, corte de vegetação e a instalação de uma placa informativa. O acesso ao local é restrito e está sob posse do Exército, proprietário do imóvel tombado.

 

A Ilha de Araçatuba não possui trapiche, ponto de atracação ou praia de areia, oferecendo risco a qualquer aproximação devido às pedras do fundo no entorno costeiro do local. O acesso em segurança às ruínas históricas foi proporcionado pelas guarnições que possuem técnica e prática neste tipo de abordagem - aproximação de costões - em casos de salvamento reais.

 

Duas embarcações de maior porte, a lancha balizadora Betegeuse, da Capitania dos Portos, e a escuna turística Pérola Negra, conduziram o efetivo da 14ª Brigada de Infantaria Motorizada, voluntários, pesquisadores, professores e estudantes da Universidade Federal de Santa Catarina até as margens da Ilha de Araçatuba. Além disso, a preparação ao evento contou com uma visita de campo para reconhecimento e entrevista com pescadores locais, além da definição da estratégia em conjunto.

 

Saiba mais

A Fortaleza de Nossa Senhora da Conceição, localizado na Ilha de Araçatuba, foi projetada e construída pelo engenheiro militar José da Silva Paes, a partir de 1742. Seu tombamento como Patrimônio Histórico Nacional data de 1980. Foi a quarta fortificação do sistema inicial de defesa projetado pelo engenheiro militar português e a única a proteger o acesso à Barra Sul da Ilha de Santa Catarina. Nela se destaca a bateria principal de artilharia com planta em formato circular e situada no ponto culminante da pequena ilhota.

 

Créditos: Cabo BM Anderson Porto - GBS / Fotos: Joi Cletison e Cabo Rafael

emergencia193
QUARTEL DO COMANDO-GERAL
Centro Administrativo da SSP - Av. Gov. Ivo Silveira, 1521 - Bloco A - Capoeiras, Florianópolis - SC, 88085-000

Desenvolvimento: DiTI-DLF | Gestão de Conteúdo: CCS | Tecnologia Open-Source
emergencia193