PESQUISAR

Blog de Notícias

1 minuto para leitura (293 palavras)

1º BBM: Treinamento Operacional desafia alunos do CAAE

O Curso Avançado de Atendimento a Emergências (CAAE), pré-requisito aos alunos que pretendem ser Bombeiros Comunitários, contou com o Treinamento de Resistência Operacional (TRO) no último fim de semana (14 à 16/12), em Florianópolis. A ação foi realizada pelo 1° Batalhão Bombeiro Militar do CBMSC.

 

 

Na sexta-feira (14/12), após a concentração e conferência de materiais no Centro de Ensino Bombeiro Militar (CEBM), os 34 alunos participaram de simulações de acionamentos emergenciais durante toda a noite e seguiram em uma caminhada, que teve início às 4h30 da manhã de sábado, por aproximadamente 22km até o local definitivo das instruções, o Parque Estadual do Rio Vermelho.

 

 

A primeira instrução teve como tema as noções de salvamento aquático, na Lagoa do Conceição, que margeia o Parque. Durante todo o TRO, os alunos também puderam vivenciar experiências de prevenção e combate a incêndio, manejo de animais peçonhentos, parto emergencial, orientação em mata (busca terrestre) e montagem e segurança de acampamento. Utilizando materiais encontrados no local (conhecidos no meio militar como “meios de fortuna”), eles aprenderam ainda a adaptar ferramentas e utensílios para alimentação, sobrevivência e atendimentos.

Foram responsáveis pela instrução o Cabo BM Roberto; Soldados BM Jean, Vanderléia, Sodré e Thiesen; Bombeiros Comunitários Cruz, Nagai, Ferreira e Michel.

 

 

No domingo (16/12), os alunos foram surpreendidos por seus familiares, que os aguardavam no fim das atividades. Todos concluíram esta fase com sucesso e seguem agora para os estágios operacionais nos quartéis do 1° BBM, onde colocarão em prática todo aprendizado adquirido durante o Curso Básico de Atendimento a Emergência (CBAE) e CAAE.

 

Clique aqui para ver todas as fotos.

 

Créditos: B3 e B5 do 1º Batalhão Bombeiro Militar
Centro de Comunicação Social
Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina

 

emergencia193
QUARTEL DO COMANDO-GERAL
Centro Administrativo da SSP - Av. Gov. Ivo Silveira, 1521 - Bloco A - Capoeiras, Florianópolis - SC, 88085-000

Desenvolvimento: DiTI-DLF | Gestão de Conteúdo: CCS | Tecnologia Open-Source
emergencia193