Desafios, resistência e estratégia marcaram a 1ª Corrida de Orientação realizada no último sábado (27), em Curitibanos. O evento, promovido pelo 2º Batalhão de Bombeiros Militar (2ºBBM), reuniu 36 duplas compostas por bombeiros militares, comunitários, voluntários e civis de diferentes regiões do Estado. A competição integrou preparo físico, trabalho em equipe e técnicas de navegação em terrenos variados.
Diferente das corridas tradicionais, o percurso foi realizado em meio a paisagens naturais, com áreas abertas, trechos de mata fechada e açudes que formaram um cenário desafiador. Ao todo, 17 pontos foram distribuídos pelo terreno, em um trajeto previsto de cerca de 5 km, podendo chegar a até 10 km devido à necessidade de orientação no percurso.
Segundo o coordenador do evento, major Renan Cesar Vinotti Ceccato, presidente da Coordenadoria de Busca Terrestre do CBMSC, os participantes utilizaram cartas topográficas e bússolas para verificar distâncias e localizar os pontos de controle. A atividade exigiu não apenas resistência física, mas também concentração e domínio de técnicas fundamentais em cenários reais de busca e resgate.
Além de reforçar a importância do preparo físico aliado às atividades operacionais dos bombeiros, a corrida promoveu integração entre os diferentes segmentos da corporação e a comunidade. A iniciativa foi considerada um sucesso pelo comandante do 2ºBBM, tenente-coronel André Luis Hach Pratts, e deve entrar para o calendário oficial de eventos do batalhão.
A 1ª Corrida de Orientação foi organizada pelo 2º Batalhão de Bombeiros Militar, em parceria com a Associação de Bombeiros Comunitários de Curitibanos e a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) – campus Curitibanos.