10º BBM celebra vinte anos de atividades em São José

O Dia Nacional do Bombeiro, celebrado em 2 de julho, é motivo de comemoração em dobro para Bombeiros Militares e Comunitários do 10º Batalhão Bombeiro Militar. Na noite de terça-feira (2), o quartel celebrou 20 anos de instação em São José, na Grande Florianópolis. Na cerimônia de aniversário, foram feitas a entrega do Título Honorífico Amigo do Bombeiro, promoção de Bombeiros Comunitários, entrega de medalhas e uma homenagem pela passagem de dois militares para a reserva remunerada.

03.07 Formatura10BBM

Para o Título Honorífico Amigo do Bombeiro, foram homenageados: Cleci Veronezzi, prefeita de Rancho Queimado, Ernei José Stahelin, prefeito de São Pedro de Alcântara e Andréa Irany Pacheco Rodrigues, Secretária de Segurança, Defesa Social e Trânsito de São José. O título foi entregue como forma de reconhecimento ao apoio e incentivo promovidos pelas autoridades ao Corpo de Bombeiros Militar e consequentemente à comunidade josefense.

03.07 Formatura10BBM.4

Além dos ganhadores do título, prestigiaram a solenidade o Comandante-Geral do CBMSC, Coronel BM Charles Alexandre Vieira, a Prefeita de São José, Adeliana Dal Ponte e o Presidente da Câmara de Vereadores de São José,  Michel Schlemper, entre outras autoridades atuantes no município. A cerimônia também contou com a promoção de cinco Bombeiros Comunitários, que integram as guarnições do 10º BBM. Foram promovidos ao cargo de Bombeiro Comunitário Júnior Classe 2: BC Adriana, BC Mina, BC Shirley, BC Pelegrini e BC Egster.

03.07 Formatura10BBM.2

Em sequência às homenagens, foram entregues 12 medalhas a Bombeiros Militares e Comunitários. O gesto visa o reconhecimento aos relevantes serviços prestados à corporação, abangendo as medalhas de Mérito Comunitário, Mérito de Atendimento Pré-Hospitalar (APH), Tempo de Serviço e Mérito Bombeiro Militar nas categorias ouro, prata e bronze.

03.07 Formatura10BBM.3

Encerrando a noite de comemorações, os militares Subtenente BM Saulo Souza e 3º Sargento BM Marcelo dos Santos assinaram a passagem para reserva remunerada e foram homenageados. Há vinte anos, o Corpo de Bombeiros Militar atua em de São José e municípios próximos, como Santo Amaro da Imperatriz, Rancho Queimado e São Pedro de Alcântara, entre outros. O batalhão reúne mais de 100 Bombeiros Militares e Comunitários, que prestam serviço em missões profissionais e humanitárias para a proteção da vida, patrimônio e meio ambiente.

Créditos: Texto: Júlia Matos Oliveira. Fotos: 3º Sargento Reinaldo de Oliveira e Secom/PMSJ