11ºBBM: Bombeiros recebem moção de aplausos em Joaçaba

Bombeiros Militares do 11º Batalhão Bombeiro Militar foram homenageados por vereadores de Joaçaba na noite da última segunda-feira (1). Na cerimônia, os Soldados BM Cheine Carnieletto e Robson Diego Rodrigues foram agraciados com uma moção de aplausos, recebida na Câmara de Vereadores do município. Os militares participaram da missão de resgate às vítimas atingidas pelo rompimento da barragem da mineradora Vale, em Brumadinho – MG, ocorrida no dia 25 de janeiro passado.

Segue abaixo transcrição da moção de aplausos:

“A Câmara de Vereadores de Joaçaba registra Moção de Aplausos aos Bombeiros Militares do 11° Batalhão de Bombeiros Militar de Joaçaba, Soldados Cheine Carnieletto e Robson Diego Rodrigues pela atuação na Operação de Resgate em Brumadinho-MG. Tendo em vista a tragédia ocorrida quando do rompimento da barragem da mina Córrego do Feijão, no município de Brumadinho-MG, no dia 25 no mês de janeiro do corrente ano, os Soldados Cheine Carnieletto e Robson Diego Rodrigues, integrantes do 11°BBM partiram no dia 11 de fevereiro em missão naquele município, tendo retornado a Joaçaba no dia 21 de fevereiro. Os Bombeiros Militares Joaçabenses durante o período que permaneceram em Brumadinho, foram empregados para intervenção em áreas deslizadas, atividade que demanda técnica estratégia além de muito treinamento. É inegável a importância da honrosa atuação de tais servidores, que diante da tragédia ocorrida não mediram esforços para tentar amenizar o sofrimento de familiares de vítimas entregando-se em prol de seus próximos. Sendo assim, considerando a importância da brilhante atuação dos Soldados, cabe a essa câmara municipal como forma de reconhecer e exaltar o brilhante e exaustivo trabalho desempenhado efetuar o devido reconhecimento, concedendo, portanto, a presente moção de aplausos aos Soldados Cheine Carnieletto e Robson Diego Rodrigues”.

Atuação do CBMSC em Brumadinho

No dia 29 de janeiro deste ano, o Comando do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) solicitou apoio ao Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC), referência internacional em atividades de Busca e Resgate e em Cinotecnia (busca de vítimas com a utilização de cães) para auxílio dos militares do CBMSC nas buscas de vítimas em Brumadinho – MG, local da tragédia. Após assinatura da Ordem de Missão pelo governador do Estado, foi iniciado o deslocamento das Forças-Tarefas (FT) do CBMSC (compostas por Bombeiros Militares, cães de busca e resgate e equipamentos, incluindo-se DRONES) para Minas Gerais.

A Tragédia de Brumadinho já é considerada a maior operação de resgate de vítimas da história do Brasil. Segundo dados emitidos em 20 de março, foram encontrados pelas equipes de resgates 217 corpos ou fragmentos destes, sendo identificados pelo Instituto Médico Legal (IML) de MG. Ainda, de acordo com a Defesa Civil de MG, 87 pessoas permanecem desaparecidas.

Créditos: Capitão BM Ilton Schpil