13º BBM realiza entrega de medalhas, formaturas, promoções e Título Amigo do Bombeiro

Na noite de terca-feira, 02 de julho, ocorreu na sede do 13° Batalhão de Bombeiros Militar, em Balneário Camboriú, a entrega de Medalhas, Título Amigo do Bombeiro, a formatura das duas turmas do Curso Básico e Avançado de Atendimento de Emergência (CBAE e CAAE), as promoções de Bombeiros Comunitário e a formatura do curso de libras.

Toda a solenidade foi traduzida em LIBRAS pela Central de Libras Brasil.
A entrega de medalhas foi pelo reconhecimento aos bombeiros militares que se destacaram durante sua carreira, tornando exemplos de disciplina e e dedicação à atividade Bombeiro Militar. Os militares foram condecorados com medalhas na seguintes categorias:
Medalha de Mérito por Tempo de Serviço, categoria BRONZE:
Cap BM FERNANDA Sebastiani Tibola;
Cb BM Mayckon Antonio OLOS.
Medalha de Mérito por Tempo de Serviço, categoria PRATA:
Cap BM Aanderson Alves IZIDORO.
Medalha de Mérito Bombeiro Militar, categoria BRONZE:
Cap BM Aanderson Alves IZIDORO
2º Sgt BM Oscar CESAR de Liz.
Medalha de Mérito Bombeiro Militar, categoria PRATA:
Cap BM Rodrigo SCHARDONG Bessouat da Silva;
2º Sgt BM TULIO Bastos Linhares.
Medalha de Mérito Bombeiro Militar, categoria OURO:
3º Sgt BM WAGNER Jose Vieira;
3° Sgt BM AUDILIAM Richard Sagaz.
Medalha de Mérito do Salvamento Aquático:
Cap BM FERNANDA Sebastiani Tibola;
3° Sgt BM Maurilio LEODEGARIO Vieira.
Medalha de Mérito Comunitário:
Maj BM Maico Francisco de ALCANTARA;
2° Sgt BM Jorge Luiz de Souza BATISTA;
3° Sgt BM Adriano RIBEIRO.
Medalha de Mérito Atendimento Pré-Hospitalar:
Cap BM Rodrigo SCHARDONG Bessouat da Silva;
1° Ten BM Walter Pereira de Mendonça NETO;
Sd-1 BM Leonel AZEVEDO Alves de Souza;
Sd-1 BM Wagner ASSONALIO;
Sd-1 BM JOSE Moacir Silveira Neto.
Medalha de Mérito da Segurança Contra Incêndio:
Maj BM Maico Francisco de ALCANTARA;
Cap BM Aanderson Alves IZIDORO;
Cb BM ADRIAN Cristian Amorim Machado;
Sd BM Edson Luiz Birrer DIFANTE.

Durante a formatura, foI entregue o Título Amigo do Bombeiro, às seguintes autoridades: Sra Dirce Fistarol, ex-presidente do conselho municipal de turismo (COMTUR) de Balneário Camboriú, e o Exmo Sr Valdir de Andrade, presidente do CONSEG de Balneário Camboriú. Essa importante honraria é destinada aquelas pessoas que colaboraram de forma excepcional com o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina, contribuindo com o crescimento, importância e destaque frente a comunidade catarinense.

Foram entregues os certificados para 15 alunos que concluíram o Curso Básico de Libras, dentre eles Bombeiros Militares, Comunitários e Guarda-vidas civis. Com uma carga horária de 30 horas, o curso foi ministrado voluntariamente pela Central de Libras Brasil, na sede do 13° Batalhão de Bombeiros Militar.
Como forma de reconhecimento e retribuição aos serviços prestados, 48 bombeiros comunitários que atuam em Balneário Camboriú forma promovidos. Para galgar aos graus superiores, estes bombeiros prestam um número mínimo de 250 horas voluntárias trabalhadas em cada grau, além de outros requisitos ligados ao regulamento instituído. O Curso Básico de Atendimento a Emergências (CBAE) possui caraga horária de 40 horas/aulas. O aluno formado, recebe a titulação de Agente Comunitário de Proteção Civil e Brigadista Voluntário, que o capacita a atuar no primeiro auxílio à comunidade diante de emergências. Na solenidade, foram certificados 62 alunos.

O último ato da solenidade contou com a formatura do Curso Avançado de Atendimento a Emergências (CAAE). O aluno formado recebe a titulação de BOMBEIRO COMUNITÁRIO e BRIGADISTA PARTICULAR. Formaram 24 novos Bombeiros Comunitários. O primeiro colocado do curso, com média final 9,33, foi o aluno MARCELO ADRIANO VEQUI.
Estiveram presentes na solenidade o Sub Comandante-Geral do Corpo de Bombeiros Militar Santa Catarina, Coronel BM Ricardo José STEIL, o Comandante Regional do Litoral Coronel BM Cesár, além de inúmeros oficiais, praças, autoridades estaduais, autoridades municipais, civis, imprensa e familiares. O encerramento foi marcado pelo banho de mangueira, tradicional “batismo” dos bombeiros.

Texto: equipe do B5 do 13° BMM
Fotos: Bárbara Schuhmacher Orsi - estagiária B5 do 13°BBM.