PESQUISAR

Blog de Notícias

1 minuto para leitura (244 palavras)

14º BBM promove atividades preventivas durante a Operação Veraneio

 

 

Em Santa Catarina, o período de verão é marcado pelo aumento expressivo de banhistas em praias e rios de todo o Estado. Visando a segurança e prevenção de acidentes dos moradores e turistas, a Operação Veraneio promove ações desde o litoral até o interior catarinense, com a intensificação de atividades preventivas. Na área atendida pelo 14º Batalhão Bombeiro Militar, Bombeiros de diversas OBMs participaram no dia 20/12 de um Treinamento de Busca e resgate em Inundações e Enxurradas, em Abelardo Luz. Ao todo, 22 militares dos quartéis de Xaxim, São Domingos e Ponte Serrada participaram das atividades.

 

 

O treinamento colocou em prática técnicas com botes salva-vidas, cabos de salvamento e simulados de ocorrências com vítimas. Os instrutores 2º Tenente BM Diego Medeiros Franz, de Capinzal (3ª/11ºBBM) e Soldado BM Rafael Barp, de Xaxim (3ª/14ºBBM) também orientaram os Bombeiros Militares sobre técnicas de Natação Ofensiva, Natação Defensiva, Arremesso de Cabo, Isca Viva, Transposição em Água Rasa e Resgate com Embarcações. As instruções são importantes para resgate de vítimas em praias, rios e lagos ou em desastres naturais causados pelas fortes chuvas, ocorridos frequentemente durante o verão.

 

 

A ação também apresentou aos novos Soldados quais são as áreas de risco para banhistas, na qual os profissionais atuarão de forma preventiva durante a Operação Veraneio e em demais ocorrências.

 

 
 

Créditos: 2º Tenente BM Tiago José Domingos
Centro de Comunicação Social
Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina

 

emergencia193
QUARTEL DO COMANDO-GERAL
Centro Administrativo da SSP - Av. Gov. Ivo Silveira, 1521 - Bloco A - Capoeiras, Florianópolis - SC, 88085-000

Desenvolvimento: DiTI-DLF | Gestão de Conteúdo: CCS | Tecnologia Open-Source
emergencia193