No dia 03 de setembro, quarta-feira, o efetivo do 15º Batalhão de Bombeiros Militar recebeu importantes orientações voltadas ao fortalecimento do atendimento integrado às mulheres vítimas de violência. A capacitação contou com a participação de Jaciara Regina Setti, psicóloga e Coordenadora da Rede de Atendimento à Mulher e do acolhimento a mulheres vítimas de violência; Ana Paula Nóbrega de Oliveira, psicóloga da Polícia Civil; e Claudia Stedille dos Santos, Policial Civil.
A ação faz parte da Operação Integrada Shamar, uma iniciativa que busca intensificar medidas preventivas no combate à violência contra a mulher, por meio de um plano de ação integrado entre diversas instituições que constituem a rede.
O encontro teve como objetivo capacitar os bombeiros do CBMSC, nas atribuições da corporação no atendimento integrado, destacando os princípios de acolhimento humanizado, preservação de vestígios, sigilo das informações e atuação intersetorial com órgãos de saúde, segurança e assistência social. Também foram discutidas práticas específicas para o atendimento pré-hospitalar e para situações de flagrante, risco à vítima ou óbito.
Essa capacitação representa mais um passo na preparação do efetivo para oferecer um atendimento cada vez mais eficiente, humanizado e alinhado às políticas públicas de enfrentamento à violência contra a mulher.