PESQUISAR

Blog de Notícias

3 minutos para leitura (609 palavras)

BATALHÃO DE RIO DO SUL RECEBE MOÇÃO DE APLAUSOS NA CÂMARA DE VEREADORES

Como forma de reconhecimento ao atendimento de ocorrências de resgate nas cheias de outubro de 2022, o 15º Batalhão de Bombeiros Militar (BBM), com sede em Rio do Sul, recebeu na manhã da última quinta-feira, 01, uma Moção de Aplausos na Câmara de Vereadores do município. 



Na solenidade, foram agraciados o sargento Antidio Martinho Espindola e o soldado Bruno Hoffmann em razão de um salvamento realizado em 15/10/2022 às 06h45min no Rio Itajaí-Açú, bairro Canta Galo.

Também receberam a homenagem o cabo Laionel da Silva e o bombeiro comunitário Marcos Paulo Manarin pelo salvamento realizado na madrugada do dia 12/10/2022 às 04h30min no bairro Barra do Trombudo em Rio do Sul.



Ao sargento Antidio Martinho Espindolae ao soldado Bruno Hoffmann, em razão de atendimento de ocorrência data de 15/10/2022, às 06h45min. Após serem chamados pela Central de Operações de Bombeiros (COBOM) deslocaram-se com as viaturas do quartel de bombeiros para atender uma ocorrência de um indivíduo que havia se jogado no Rio Itajaí-Açú, na Ponte da Avenida Ivo Silveira.

Ao chegar no local os referidos militares localizaram a vítima próximo ao antigo Clube Ouro Verde (aproximadamente 700 metros após a referida ponte), submergindo e retornando à superfície enquanto era levado pela correnteza. Os dois militares não mediram esforços para socorrer a vítima com técnicas de salvamento aquático e iniciaram o nado até onde a essa estava sendo levada pelas águas, pois ela não conseguia sair por seus próprios meios devido a forte correnteza. Após alguns minutos, conseguiram chegar na vítima e realizar o salvamento, trazendo-a para a margem do rio. Certamente o êxito do atendimento da ocorrência e a vida desta vítima estaria comprometido sem não houvesse a intervenção oportuna dos militares.

Ao cabo Laionel da Silva, em razão de atendimento de ocorrência data de 12/10/2022, às 04h30min. Nesta ocorrência, realizou-se um salvamento em uma arrozeira que se encontrava inundada pelas águas do Rio Itajaí do Oeste, no bairro Barra do Trombudo. Na ocasião, um veículo estava atravessando a rodovia que liga os dois lados da margem e foi arrastado da rodovia para dentro da arrozeira que estava inundada e com forte correnteza. O referido bombeiro militar ao chegar no local com a viatura, analisou a situação e constatou que uma vítima masculina gritava por socorro uns 300 metros para dentro da arrozeira. Prontamente, e com a ajuda do bombeiro comunitário Marcos Paulo Manarin,que desamarrou o bote o tipo duck, o militar iniciou o resgate até a vítima em alguns segundos.

Ao abordar a vítima, verificou-se que ela estava fora do veículo tentando nadar para poder respirar, apresentava fraqueza e sinais de hipotermia, relatou que só havia ela no veículo e que não tinha mais forças para subir no bote. Com bastante esforço foi possível trazê-lo com segurança para dentro da embarcação e em seguida até a margem onde estavam os demais membros da equipe de resgate.

Ações como essas engrandecem o espírito de ajuda ao próximo, fazendo com que o trabalho seja mais que um ofício, e sim um dom de salvar vidas.


Créditos:
Texto: agente temporário Regina Knopf
Imagens: Divulgação CBMSC/Rio do Sul
Assessoria de Imprensa CBMSC: (48) 98843-4427
Centro de Comunicação Social
Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina

Posts Relacionados

emergencia193
QUARTEL DO COMANDO-GERAL
Centro Administrativo da SSP - Av. Gov. Ivo Silveira, 1521 - Bloco A - Capoeiras, Florianópolis - SC, 88085-000

Desenvolvimento: DiTI-DLF | Gestão de Conteúdo: CCS | Tecnologia Open-Source
emergencia193