2º BBM: formaturas e passagens de comando em Videira e região

A última terça-feira (22/05), foi marcada por diversas celebrações nos municípios de Videira, Campos Novos e Rio das Antas. Foram realizadas passagens de comando, promoções, formaturas de Bombeiros Mirins, do Curso Básico de Atendimento a Emergências (CBAE) e do Curso Avançado de Atendimento a Emergências (CAAE).

Videira

No município de Videira, foi realizada a formatura de passagem de comando, formatura do Curso de Bombeiros Mirins, do Curso Avançado de Atendimento a Emergências (CAAE), promoção de Bombeiros Comunitários, entrega de chassi de caminhão e passagem para a Reserva Remunerada.

O primeiro ato da formatura foi a entrega de um novo chassi de caminhão, que será transformado em um caminhão de Combate a Incêndio e Resgate e integrará o trem de socorro da 3ª Companhia. O chassi teve um investimento de R$ 228.888,00 e foi adquirido utilizando os valores das taxas de vistoria em edificações e análises de projetos.

Os Bombeiros Mirins, que realizaram suas atividades entre os meses de novembro e dezembro de 2017 também foram formados: ao todo, 36 crianças receberam a certificação. O Curso Avançado de Atendimento a Emergências (CAAE) teve 22 formandos, que concluíram suas aulas entre junho e novembro de 2017.

A promoção de Bombeiros Comunitários contou com 41 promovidos, ressaltando a importância da atividade: o Bombeiro Comunitário presta serviços de auxílio e apoio no atendimento de ocorrências, de forma voluntária e não remunerada, após passar pelos cursos de formação oferecidos pela corporação.

Ao final da formatura foi realizada a passagem de comando da Companhia de Videira do 1º Tenente BM Michel Pires de Araújo para o 2º Tenente BM Luiz Gustavo Bonatelli. O 1º Tenente Michel já trabalhava na cidade deste 2014,  assumido o comando em 2017. O 2º Tenente Bonatelli era comandante do quartel da cidade de Campos Novos e foi convidado para assumir a nova função em reconhecimento de sua competência e comprometimento.

As atividades foram encerradas com o ato de passagem para a Reserva Remunerada do  Comandante da 2ª Região Bombeiro Militar, Coronel Lázaro Santin. O Militar foi homenageado por todos os presentes, cumprimentado pela tropa em forma e recebeu o tradicional “banho de batismo”, mesmo com a baixa temperatura perto de 8ºC.

Campos Novos

Em Campos Novos, a formatura de Assunção de Comando de Grupo do Corpo de Bombeiros foi um dos momentos marcantes do evento. O 3º Sargento BM Sérgio Nei Jurek será o novo comandante da Organização Bombeiro Militar. Com mais de 30 anos de serviço, o Militar já passou por diversas funções na região do 2º Batalhão de Bombeiros Militar.

O 2º Tenente Luiz Gustavo Bonatelli, até então comandante do Pelotão, irá assumir o comando da Companhia de Videira. O Tenente foi homenageado pela tropa e reconhecido trabalho realizado na cidade.

No evento também foram celebradas a Formatura do Curso Básico de Atendimento a Emergências (CBAE) com 22 alunos formados, e a Formatura do Curso Avançado de Atendimento a Emergências (CAAE), com 13 civis que agora poderão atuar como Bombeiros Comunitários junto às guarnições de serviço.

Um dos destaques da formatura foi a entrega da portaria de transferência de terreno, onde será construído o novo quartel da cidade. O terreno, localizado no bairro Senhor Bom Jesus, encontrava-se sob a administração de uma escola de educação básica. Mediante negociação entre o Corpo de Bombeiros Militar, a direção e a comunidade escolar em geral, sob o acompanhamento da Agência de Desenvolvimento Regional de Campos Novos, chegou-se a um acordo no qual o Corpo de Bombeiros passará a administrar uma área total de 1.797,5 metros quadrados, para a construção do  novo quartel.

Participaram do ato: Secretário Executivo da Agência de Desenvolvimento Regional de Campos Novos, Jairo José Luft, Comandante da 2ª Região Bombeiro Militar, Coronel BM Lázaro Santin,  Comandante do 2º Batalhão de Bombeiros Militar e o 2º Tenente BM Luiz Gustavo Bonatelli.

Rio das Antas

No município de Rio das Antas, foi realizada a formatura de passagem de comando de grupo do Corpo de Bombeiros. O 3º Sargento BM Alfredo Goetten Neto, que já é comandante da Organização Bombeiro Militar de Caçador, irá assumir também em Rio das Antas. O Cabo Giomar da Silva, comandante substituído, será transferido para Videira. A passagem de Comando contou com a presença do Comandante Geral do Corpo de Bombeiros Militar, Coronel João Valério Borges.

O evento também contou com a Formatura do Curso Básico de Atendimento a Emergências (CBAE), com 24 alunos formados e com a promoção de 12 Bombeiros Comunitários. A promoção representa o reconhecimento da corporação pelos serviços prestados pelo Bombeiro Comunitário.

Créditos: 2º Tenente BM Luíza Fregapani Silva – Chefe do B5 do 2ºBBM