PESQUISAR

Blog de Notícias

2 minutos para leitura (429 palavras)

2ª edição do Programa de Preparação para a Reserva é realizada em São Miguel do Oeste

O 12º Batalhão de Bombeiros Militar, em parceria com a 9ª Região de Policia Militar de Fronteira (RPM/Fron) e a Associação Beneficente dos Militares Estaduais (ABEPOM) realizou, em São Miguel do Oeste, a segunda edição do Programa de Preparação para a Reserva (PPRA) destinado aos militares estaduais que atuam na Fronteira do Estado. O programa foi desenvolvido em cinco encontros semanais, onde 30 policiais e 7 bombeiros militares concluíram o programa, que teve o intuito de despertar nos militares que se aproximam do período de ingresso na reserva remunerada, a importância do planejamento para essa nova fase, uma vez que há uma mudança no vínculo do militar com a instituição.

 

 

O Programa foi coordenado pela equipe técnica: Sd PM Psicóloga da 9° Região/Fron - Tallyta Locatelli Denardi e Assistente Social da Abepom - Greice Farias. A ideia surgiu em virtude das diversas situações que chegam até os serviços de psicologia e serviço social das instituições, como também da ABEPOM, em que militares da reserva apresentam problemas de depressão, ansiedade, descontrole financeiro e até de desespero que, por vezes, induzem a dependência química e, em casos mais graves, ao suicídio.

 

 

Também teve por objetivo despertar a consciência preventiva, considerando que em muitos casos os militares da reserva apresentam problemas de saúde resultantes de hábitos de vida irregulares e que poderiam ser evitados com uma simples mudança de comportamento. Por meio da troca de experiências e de explanações, assuntos como saúde e qualidade de vida, planejamento financeiro e envelhecimento saudável, foram tratados por profissionais experientes e por policiais e bombeiros da reserva que destacaram a valorização da vida e demonstraram que a reserva pode ser plenamente vivida de maneira saudável e feliz.

 

 

Temas foram abordados:

Projeto de vida e planejamento futuro: palestrante Álvaro Loro.

Saúde geral: envelhecimento, hábitos saudáveis, atividade física: palestrante Dr. Mauro Primo Delanoy, SC Saúde Enfermeira Paula Maria Tonini, Personal Verediana Arpini Ferraboli.

Saúde Mental: aspectos psicológicos, assertividade: palestrante Sgt PM Psicólogo João Roberto Marcelino.

Planejamento familiar e financeiro: palestrante Rildo Edson Lazarotto.

Encerramento e entrega de certificados: Palestra Show Motivacional - A vida é um show!: palestrante Roselei Angst.

 

A solenidade de encerramento contou com a presença dos comandantes de Unidades da Polícia e do Corpo de Bombeiros Militar, da equipe da ABEPOM com destaque ao presidente da associação, coronel da reserva remunerada José Aroldo Schlichting, e de familiares dos concluintes que acompanharam a palestra de encerramento e a entrega dos certificados.

 

 

Créditos: P5 da 9ª RPM/Fron

Centro de Comunicação Social

Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina

emergencia193
QUARTEL DO COMANDO-GERAL
Centro Administrativo da SSP - Av. Gov. Ivo Silveira, 1521 - Bloco A - Capoeiras, Florianópolis - SC, 88085-000

Desenvolvimento: DiTI-DLF | Gestão de Conteúdo: CCS | Tecnologia Open-Source
emergencia193