3º BBM de Blumenau atende ocorrência de deslizamento e encontra vítima com vida

Na tarde da última quarta-feira, 27, o 3º BBM, de Blumenau, foi acionado próximo das 11h30min, para uma ocorrência de deslizamento de terra às margens da Via Expressa Paul Fritz Kuehnirch, bairro Fortaleza. O desmoronamento resultou em três vítimas, sendo uma delas encontrada com vida.

O local apresentava risco para as equipes, o que necessitou de estratégias ainda mais elaboradas de atuação. Para que os militares pudessem realizar as buscas, foi necessária utilização de maquinário pesado para a remoção dos escombros, além de escavação manual, com emprego de técnicas de buscas em deslizamentos, exclusivas do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina.

“Nós montamos todo o cenário, analisamos toda a situação, acionamos demais corporações necessárias para suporte e conversamos com pessoas que estavam no local, que nos auxiliaram com a localização e informações sobre as possíveis vítimas. Organizamos toda a parte de logística e estruturação para daí sim utilizarmos as técnicas para áreas deslizadas”, explicou o capitão BM Felipe Daminelli. “Todo o movimento de solo é um trabalho de muita complexidade”, complementou.

Duas vítimas foram encontradas sem sinais vitais. A primeira, um homem de 28 anos, teve o corpo soterrado por 4 metros de escombros encontrado por volta das 14h, e a segunda vítima, também um homem de 31 anos, foi encontrada cerca de 2,5 metros do nível do solo.

Por volta das 16h, um homem de cerca de 40 anos, foi encontrado consciente, soterrado cerca de 1,5 metro do nível do solo, comprimido pela massa de terra. O fato foi marcante para a equipe, que vibrou no momento em que a vítima foi encontrada com vida.

“No caso de movimento de solo a probabilidade de encontrar uma pessoa sem vida é sempre maior, mas a gente sempre trabalha com a expectativa de encontrar algum sobrevivente. Este tipo de ocorrência, em que há muitos destroços e obstáculos, ele acaba criando algumas chamadas células de sobrevivência, que são espaços entre os escombros, que evitam que a vítima seja comprimida, que foi o caso deste homem, que acabou tendo essa sorte”, comemorou o capitão.

As técnicas utilizadas pelo CBMSC permitiram que a vítima pudesse ouvir a equipe e pudesse ser ouvida, garantindo a sobrevivência. A extração do sobrevivente aconteceu após horas de trabalho intenso e cauteloso, já que em um primeiro momento não se sabe a real situação da vítima e a instabilidade do solo colocava em risco até mesmo os profissionais envolvidos na ocorrência. Todas as ações eram realizadas após a análise de todos os cenários possíveis e a vítima foi extraída do local do acidente com acompanhamento de médicos do SAMU. A remoção do homem se deu por volta das 21h.

“No momento que encontramos a vítima, não tínhamos como constatar a real situação, pois ela estava completamente soterrada, só que claro, a gente trabalha com a possibilidade do politrauma, neste caso foi necessário um trabalho cauteloso e que até levou um pouco mais de tempo, por conta dos cuidados que empregamos. A principal estratégia que a corporação utilizou foi fazer a extração aos poucos, manualmente, acompanhada do serviço médico especializado, que foi fazendo a estabilização clínica da vítima”, detalhou Daminelli.

“Não podemos realizar esse tipo de trabalho de qualquer maneira, porque será até possível conseguir retirar a vítima de onde ela está, porém se for assim podem-se agravar enfermidades que essa pessoa apresenta na situação, por isso foi tão importante o trabalho cauteloso e com a estabilização clínica feita por parte do SAMU”, concluiu.

A ocorrência foi finalizada em torno das 22h30min, resultando em mais de 10h de trabalho para os bombeiros militares. Órgãos relacionados a perícia indicarão as causas do acidente.

Recursos utilizados para a operação:

- 05 viaturas

- 01 reboque