3º BBM promove simulados alusivos a campanha "Julho Laranja", em Blumenau

Em Blumenau, o mês de julho é dedicado a prevenção e conscientização sobre riscos e desastres. Organizada pela Prefeitura de Blumenau, a campanha "Julho Laranja" promove diversas ações em parceria com o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina, Defesa Civil de Santa Catarina, 23º Batalhão de Infantaria (23º BI), Polícia Rodoviária Federal, Polícia Militar, Samu, Corpo de Bombeiros Militar, Seterb, Sindicato das Seguradoras (Sindsegsc) e Núcleo de Defesa Civil (Nudec).

10.07 JulhoLaranja2

Integrando as atividades preventivas, o 3º Batalhão Bombeiro Militar realizou um simulado na manhã de sábado (6), com início às 7h30 e término ao meio dia. A ação reproduziu uma situação de deslizamento na Nova Rússia, bairro Progresso. Com objetivo de simular uma situação de crise, foi promovido o atendimento de ocorrências simultâneas, além da necessidade de deslocamento e ativação de abrigos com uma reprodução de pequena proporção de situações já vivenciadas na cidade.

10.07 JulhoLaranja3

Ao todo, 21 Bombeiros Militares participaram da ação, distribuídos na (FT) Força-Tarefa FT-03 (Blumenau), FT-07 (Itajaí) e FT-13 (Balneário Camboriú). Cada equipe atendeu um dos três cenários montados no local. A FT-03 realizou o resgate de uma vítima em área de deslizamento; a FT-07 executou o resgate de quatro vítimas ilhadas em um carro no rio e a FT-13 fez o resgate e extração de uma vítima em estrutura colapsada, com apoio do binômio Cabo BM Carlos Alexandre de Souza e a cadela Zara, para a localização da vítima. O helicóptero Arcanjo-03 também participou do resgate.

10.07 JulhoLaranja4

De acordo com o Subcomandante da FT-03, 1º Tenente BM Diego Medeiros Franz, o simulado foi produtivo para as equipes. "Ter todas as Forças-Tarefas reunidas trabalhando nas ocorrências é importante para treinarmos e estarmos de fato preparados para atender a população em casos reais”, destacou o oficial.

10.07 JulhoLaranja5

O simulado integrou cerca de mil pessoas e foi acompanhado por algumas autoridades, entre elas o secretário municipal da Defesa Civil, Coronel Carlos Olímpio Menestrina, o Comandante do 23º Batalhão de Infantaria, Coronel André Luiz Grenteski, Comandante da Polícia Militar da 7ª Região, Coronel Moacir Gomes Ribeiro, Comandante do 3º BBM, Tenente-Coronel Luciano Mombelli da Luz e Diretor Municipal da Defesa Civil, Subtenente Dirceu Rodrigues.

10.07 JulhoLaranja

Créditos: Texto: Daniel Felipe Nogueira Fotografia: Sd BM Valmir Martins e Ten BM Diego Medeiros Franz