PESQUISAR

Blog de Notícias

3 minutos para leitura (515 palavras)

4º BBM participa de simulado de acidente veicular com múltiplas vítimas

Com objetivo de promover a integração, interação e compartilhamento de experiências entre o CBMSC e demais órgãos estaduais e municipais, o 4º Batalhão Bombeiro Militar promoveu um simulado de resgate veicular envolvendo múltiplas vítimas na Avenida Centenário, em Criciúma. Para o exercício, foi o criado um cenário de colisão entre dois carros, uma van e uma motocicleta, envolvendo 14 pessoas participantes que se passaram por feridos. Havia ainda uma vítima presa às ferragens e incêndio na motocicleta. O simulado foi promovido no domingo (7).

 15.07 SimuladoCriciuma

 

Iniciando o exercício, as equipes de resgate e socorro foram acionadas por meio do telefone de emergência 193, com deslocamento de todo o trem de socorro da sede do 4ºBBM: 1 ABTR (Auto Bomba Tanque Resgate) 1 AR (Auto Socorro) e 2 ASU (Auto Socorro de Urgência).

Ao chegar ao local, o Comandante da Operação, 2º Tenente BM Melo, solicitou o acionamento de recursos adicionais, como viaturas do Samu e da Polícia Militar, além do Departamento de Transporte Terrestre – DTT, Instituto Geral de Perícias (IGP) Defesa Civil, e Polícia Civil.

Instalado o Sistema de comando em operações (SCO) e delimitadas as zonas de trabalho quente, morna e fria, as guarnições do CBMSC iniciaram o processo para alocar recursos e avaliar as vítimas. Neste processo de classificação, foram avaliadas a respiração, circulação e status neurológico, com aplicação critério de cores de pulseiras (vermelha, amarela, verde e preta), com encaminhamento dos participantes a área de triagem.

 

15.07 SimuladoCriciuma2

 

Em um dos veículos, foi necessária a intervenção da equipe do CBMSC para execução do Resgate Veicular, realizando o acesso a vítima, desencarceramento e extração. Durante o simulado, foi possível demonstrar ao público a atividade de Resgate Veicular, demonstrando os cuidados prévios que as guarnições precisam tomar ao chegar a um acidente, com a identificação de riscos adicionais como presença de combustível.

Entre os participantes que representavam as vítimas do acidente, encontrava-se uma criança de sete anos, que devido a gravidade dos ferimentos (fictícios), foi transportada pelo Serviço Aeropolicial da Polícia Civil (Saer), com um médico e uma enfermeira. As demais vitimas adultas foram atendidas conforme prioridade, sendo que duas foram entubadas no local.

Ao final, com as vítimas já triadas e atendidas pelas equipes de atendimento pré hospitalar (do CBMSC e Samu), foi simulado o encaminhamento aos hospitais e Unidades de Pronto Atendimento da região. Os demais órgãos envolvidos auxiliaram em funções de apoio, como controle de trânsito, controle de populares, etc.

 

15.07 SimuladoCriciuma3

 

Todo o simulado, desde o acionamento via 193 até a desmobilização, contou com a narração de um Bombeiro Militar (Capitão BM Samuel), que descrevia as ações desenvolvidas na cena do simulado.

Como pontos positivos, destacam-se a integração entre os órgãos que participam em ocorrências dessa natureza, a aproximação com a comunidade e coordenação das atividades do resgate, além do treinamento e aprimoramento das equipes de trabalho.

 

Créditos: Informações: Major BM Henrique Piovezam da Silveira - Subcomandante do 4º BBM
Centro de Comunicação Social
Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina

 

emergencia193
QUARTEL DO COMANDO-GERAL
Centro Administrativo da SSP - Av. Gov. Ivo Silveira, 1521 - Bloco A - Capoeiras, Florianópolis - SC, 88085-000

Desenvolvimento: DiTI-DLF | Gestão de Conteúdo: CCS | Tecnologia Open-Source
emergencia193