5º BBM realiza passagem de comando em Lages

Na tarde da última quinta-feira, 04, no quartel do 5º BBM em Lages, ocorreu a formatura de Passagem de Comando, Formatura do Curso Básico de Atendimento de Emergências – CBAE  entrega do Diploma Amigo do Bombeiro e a entrega do terreno em anexo ao 5º BBM. O evento contou com a presença do Sr Comandante Geral o Coronel BM Charles Alexandre Vieira, o Sub Comandante Geral Ricardo José Steil, Comandantes da 2ª e 3ª RBM, bem como autoridades civis do município de Lages. A solenidade em Lages, contou com a formatura de 55 alunos do CBAE que receberam noções de Atendimento Pré-Hospitalar, Combate Incêndio, Legislação e Regulamento, com carga horaria de 40 horas aula.

05.07 Formatura5BBM.2

O Coronel BM Ariovaldo da Silva Pacheco, passou o Comando do 5º Batalhão de Bombeiros Militar ao Tenente Coronel Paulo Diniz Arruda Nunes. O 5º Batalhão, é o Batalhão com maior extensão territorial do CBMSC, atualmente atende 48 municípios da Serra Catarinense e Alto Vale do Itajaí, com 14 OBM’s e um efetivo em torno de 200 militares. O então Tenente Coronel Ariovaldo, assumiu o Comando do 5º BBM em março de 2017 até a presente data. Em Junho o Coronel Ariovaldo foi promovido ao último posto da carreira, o de Coronel, qual assumirá a Diretoria de Pessoal do CBMSC. O Tenente Coronel Diniz comandava o 2º BBM com sede em Curitibanos, há aproximadamente dois anos e retorna ao 5º BBM onde já atuou por diversas vezes.

05.07 Formatura5BBM

Há cerca de 19 anos, o terreno anexo ao 5º BBM estava abandonado, às ruinas, servindo de ponto de encontro para usuários de entorpecentes, desde quando ocorreu a desativação da sede administrativa e operacional da CASAN na cidade de Lages. O terreno medindo aproximadamente 13 mil m² teve à transferência da administração ao 5º BBM e ao 6º BPM.
Na oportunidade, foi homenageado Parlamentar Lageano o Vereador Jean Pierre Ezequiel, amigo e apoiador do 5º BBM. O vereador Jean Pierre atuou junto ao 5º BBM para transferência do terreno ao CBMSC bem como, atuou junto ao então Deputado Gabriel Ribeiro no repasse de Emenda Parlamentar no valor de 300 mil reais para construção de Pista de Busca e Resgate Urbano.

05.07 Formatura5BBM.4

Título amigo do Bombeiro o título honorífico amigo do corpo de bombeiros militar de santa catarina é conferido pelo comandante-geral aos militares federais, aos militares estaduais de outras corporações, aos civis e às instituições que, em razão de serviços prestados, tenham contribuído para o engrandecimento moral ou material do corpo de bombeiros militar. Na oportunidade foram agraciados o Tenente Cornel PMSC Alfredo Nogueira dos Santos, o Juiz Federal Anderson Barg e o Presidente do Clube Caça e Tiro de Lages o Sr Rogério Francisco Sartor.

05.07 Formatura5BBM.3

Ao final da solenidade, o grupamento formado desfilou em continência ao novo comandante e, os Comandantes substituído e substituo e formandos, foram homenageados com o tradicional banho.

Créditos: Soldado BM Luciano Warth S. Rangel