PESQUISAR

Blog de Notícias

2 minutos para leitura (396 palavras)

5º Turma de pilotos de aeronave remotamente pilotada conclui curso no CEBM

Durante esta semana, de 2 a 6 de setembro, foi realizado o 5º Curso de Pilotos de RPA (Remotely Piloted Aircraft) - 5º CPRPA - no Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC). As instruções, realizadas no Centro de Ensino Bombeiro Militar (CEBM) contaram com aulas teóricas que abordaram: Histórico da Atividade, Regulamentação Aeronáutica, Conhecimentos Técnicos de Aeronaves, Sistemas e Interface, Teoria de Voo, Segurança de Voo, Navegação, Gerenciamento de Dados, Fotogametria entre outros assuntos relacionados as atividades de bombeiros e defesa civil, além de oficinas práticas, simulados e pista de manobras.

04.09 RPAcentroEnsino.1


O curso, montado sobre perspectiva da Cooperação entre os Corpos de Bombeiros Militares de todo o Brasil, contou com participação de Militares da Polícia Militar do Estado de Rondônia, Militares do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Estado da Paraíba, do Mato Grosso do Sul e de Santa Catarina, além de dois civis da Secretaria Executiva de Comunicação do Estado de Santa Catarina.

Este ano, o CBMSC, através de suas unidades, recebeu suas duas primeiras aeronaves com imageamento térmico (14ºBBM e 13ºBBM). O recurso, recente atualização nas configurações das aeronaves, complementa a forma de abordagem de diversas naturezas de ocorrências, dentre estas, as buscas de pessoas em meio a mata, embarcações à deriva, abordagem de incêndios estruturais e florestais, agilizando procedimentos e facilitando identificação de vítimas e particularidades de cada ocorrência.

 

04.09 RPAcentroEnsino.2


Outra novidade demonstrada durante o Curso foi o uso de óculos de abordagem interativa. Os óculos recebem em seu visor informações de telemetria (tecnologia para medição e comunicação das aeronaves) e possuem sensores que podem ser configurados de acordo com a necessidade de cada ocorrência, como por exemplo, interpretar o movimento da cabeça do piloto e conjugar este movimento com o movimento das câmeras da aeronave remotamente pilotada. Desta forma, as abordagens às ocorrências com apoio das RPAs ganham novo aliado.

 

04.09 RPAcentroEnsino.3

 


Inicialmente criado por militares do CBMSC, CBMMG (Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais) e CBMES (Corpo de Bombeiros Militar do Espírito Santo), o curso de Pilotos de RPA já contou com a cooperação e participação de outras unidades do Brasil. A integração nacional demonstra que a padronização dos procedimentos de segurança operacional em operações com RPAs é algo que fará bem para as instituições e população.

 

04.09 RPAcentroEnsino.4

 

Créditos: Tenente BM Reis
Centro de Comunicação Social
Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina

 

emergencia193
QUARTEL DO COMANDO-GERAL
Centro Administrativo da SSP - Av. Gov. Ivo Silveira, 1521 - Bloco A - Capoeiras, Florianópolis - SC, 88085-000

Desenvolvimento: DiTI-DLF | Gestão de Conteúdo: CCS | Tecnologia Open-Source
emergencia193