8º BBM apresenta novas instalações da Seção de Atividades Técnicas

Na última sexta-feira (19/07), o 8° Batalhão de Bombeiros Militar de Santa Catarina apresentou as novas instalações da Seção de Atividades Técnicas. A apresentação contou com a presença do Subcomandante Geral do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina, Coronel BM Ricardo Steil, do diretor da Diretoria de Segurança Contra Incêndio, Tenente Coronel BM  Marcos Aurélio Barcelos, do Comandante Interino do 8° Batalhão de Bombeiros Militar, Major BM Diogo de Souza Clarindo e demais oficiais, praças e autoridades.

A seção de atividades técnicas de Tubarão vem cumprindo o seu dever de atuar preventivamente, sendo que somente no primeiro semestre do ano corrente foram realizadas 2473 vistorias de funcionamento, 222 vistorias de habite-se e 496 análises de projetos preventivos contra incêndios. Com sua equipe integrada pelo Chefe da SAT do 8ºBBM, responsável por gerenciar as seções técnicas de todas as OBMs que compõem o 8ºBBM. É integrada também pelo Chefe da SAT de Tubarão, 3 analistas de projeto, 2 vistoriadores de habite-se, 3 vistoriadores de funcionamento, 1 militar responsável pelo cartório e poder de polícia, além de 4 estagiários que auxiliam no protocolo e em outras funções a eles direcionadas. As novas instalações proporcionam uma maior integração da equipe e uma melhoria no atendimento prestado à população.

Valorizando a importância da atividade técnica dentro do exercício da função Bombeiro Militar, o Comandante Interino do 8ºBBM, Major Diogo de Souza Clarindo, buscou proporcionar melhores condições de trabalho àqueles que se dedicavam aos ofícios da Seção de Atividades Técnicas com o objetivo de aprimorar o serviço prestado à população de Tubarão. Em decorrência da obra que está sendo edificada na sede do 8ºBBM para ampliação das instalações, o Comandante optou por deslocar a Seção para a nova sala, que possui 330 m². Nessa sala tornou-se possível alocar melhor os recursos, distribuir de forma equilibrada os setores e possibilitar um atendimento mais individualizado aos engenheiros, arquitetos, contadores e demais usuários do serviço. As novas instalações contam com estacionamento para as viaturas e para os clientes, cozinha para os funcionários e ampla sala de recepção, situada no bairro Humaitá, rua Duque de Caxias, número 912.

O CBMSC, órgão da administração pública do estado, possui através do artigo 108 da constituição catarinense, além de outras atribuições estabelecidas em lei, a de analisar projetos de segurança contra incêndio em edificações, acompanhar e fiscalizar sua execução, e impor sanções administrativas. Essas prerrogativas foram fortalecidas com o advento do poder de polícia estabelecido pela lei 16.157 de 7 de novembro de 2013.