95 ANOS DO CBMSC: REGIÃO DE CURITIBANOS

O Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina está completando 95 anos e, para comemorar essa data, foram realizadas diversas atividades ao longo da semana em todas as Organizações Bombeiro Militar da região de Curitibanos (2º Batalhão).
Na tarde desta quinta-feira, 30 de setembro, foi realizada no quartel de Curitibanos uma formatura alusiva aos 95 anos do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina. Neste evento foram promovidos 30 Bombeiros Comunitários, foi feita entrega de medalha de mérito ao 3º Sargento Amauri Magagnin e entrega de elogios à Bombeiros Militares e Comunitários pelo excelente atendimento a uma ocorrência de incêndio na cidade de Curitibanos. Após a solenidade, os promovidos receberam o tradicional batismo.
07 10 2bbm
Na cidade de Fraiburgo, o quartel recebeu a visita das crianças do Grupo Escoteiro Fraiburgo 171. A visita foi guiada pelos Bombeiros Militares e Comunitários da guarnição, os quais passaram instruções de APH (atendimento pré-hospitalar) e combate a incêndio, bem como mostraram as dependências do quartel e as viaturas. O dia foi de imensa alegria tanto para as crianças como para os militares, que puderam mostrar um pouco de suas atividades ao Grupo e se divertiram junto com as crianças. Além disso, o ASU reserva do Quartel de Fraiburgo ficou em exposição na maior empresa de embalagens da cidade, Trombini Embalagens S/A, onde, sob a supervisão de bombeiros da guarnição, serviu de exemplo a fim de possibilitar aos colaboradores da empresa conhecimento sobre os equipamentos de emergência utilizados na atividade de Atendimento Pré Hospitalar.
07 10 2bbm 2
Em Monte Carlo foram realizadas palestras educacionais e preventivas. As ações foram voltadas aos servidores da APAE e da empresa Imaribo S.A, focando particularmente nas situações mais comuns do cotidiano, tentando ao máximo aproximar as palestras do que é a realidade de cada local. Também foi recebido um grupo de meninos e meninas da APAE do município, em que participaram de demonstrações de equipamentos, finalizando com um passeio em nossas viaturas operacionais.
Em Tangará, foi realizada uma exposição para uma escola do município. Foram expostos o ABTR e ASU juntamente com todos os equipamentos de combate a incêndio e Atendimento Pré-hospitalar - foram quase 500 crianças participantes. Que puderam conhecer um pouco sobre a função bomberil e até utilizaram o mangotinho como prática.
07 10 2bbm 3
Em Santa Cecília, foram realizadas visitas em escolas, uma palestra para estudantes, e o quartel esteve de portas abertas para a comunidade durante a semana toda. Em Rio das Antas foi feita, no dia 22 de setembro, a exposição de equipamentos no quartel.
Já em Lebon Régis, no dia 25 de setembro foi realizada exposição de viaturas no quartel. Já no dia 23 de setembro foi cedida entrevista na rádio Nova FM Lebon Régis. Por fim, foi feita instrução no Colégio Princesa Isabel – em que os bombeiros executaram teste de pressurização na rede do sistema hidráulico preventivo com o intuito de verificar a correta instalação e funcionamento do sistema.
Em Salto Veloso, foram feitas visitas às residências unifamiliares em cerca de 15 residências. Foram feitas visitas em escolas dos municípios de Macieira, Salto Veloso, Arroio Trinta e por fim explanação na Câmara de Vereadores sobre os 95 anos do CBMSC.
07 10 2bbm 4
Em Campos Novos, foi inaugurado um novo quartel, em solenidade realizada no dia 21 de setembro de 2021. O quartel foi construído com uma verba de R$ 1.046.932,7, sendo que a Prefeitura de Campos Novos repassou R$ 500.000,00 para a construção e o restante do valor foi pago com recurso do convênio entre Prefeitura de Campos Novos e CBMSC, por meio das taxas do serviço de segurança contra incêndio e também com a contribuição facultativa da população camponovense. As novas dependências do CBMSC possuem 845,76m2. Além da inauguração foi feita entrega de equipamentos e de medalhas.
Foi realizado, na tarde de quarta-feira (29), um simulado de acidente de trânsito no centro da cidade. A principal finalidade do simulado foi conscientizar a população camponovense sobre os cuidados no trânsito e os riscos existentes em decorrência de uma direção irresponsável, além de demonstrar os danos físicos e materiais que ocorrências desse tipo podem ocasionar. A ocorrência simulava uma colisão entre um automóvel, com uma vítima encarcerada, contra um poste de energia elétrica. Foram acionados um Auto Socorro de Urgência (ASU) e um Auto Bomba Tanque e Resgate (ABTR), as viaturas eram compostas por bombeiros militares e bombeiros comunitários da cidade de Campos Novos. Enquanto as equipes do Corpo de Bombeiros trabalhavam na ocorrência, todas as etapas do resgate foram narradas e explicadas para o devido acompanhamento do público presente.
Em Videira foi realizada instrução de Atendimento Pré Hospitalar e primeiros socorros para os alunos do SENAC. Já no dia 30 de setembro as guarnições realizaram duas visitas à APAE, em que os alunos puderam conhecer um pouco mais do trabalho do Bombeiro Militar, bem como participaram de atividades lúdicas.

Texto: B5 do 2ºBBM
Imagens: Divulgação CBMSC/Curitibanos