No sábado, 06, o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) irá realizar o Circuito Catarinense de Salvamento Aquático Desportivo - Etapa Abdon Batista como forma de ampliar o alcance e a divulgação de informações sobre prevenção do afogamento, por meio do esporte. O esporte de Salvamento Aquático Desportivo (Livesaving) tem se mostrado uma excelente ferramenta para disseminar a cultura da prevenção em ambientes aquáticos.
O evento será realizado na Represa de Abdon Batista entre 10h e 18h de sábado e contará com a participação de guarda-vidas militares e civis voluntários. Além de gerar uma interação entre os guarda-vidas, demais profissionais de salvamento e praticantes do esporte, este Circuito possibilita a troca de experiências entre os participantes, estimula a melhoria da performance e do condicionamento físico dos guarda-vidas e dá ampla divulgação para o tema afogamento.
As inscrições devem ser feitas até dia 03 de abril pelo link
O afogamento é considerado um problema social que pode ser evitado. Apesar de ocorrerem durante todo o ano, apresentam maior incidência durante o verão por conta do aumento no número de pessoas em atividades de lazer nas praias, rios, cachoeiras, lagos, entre outros.
Se considerarmos o tempo de exposição, um afogamento tem 200 vezes mais potencial de causar óbito em relação aos incidentes de trânsito, de acordo com a 10º edição do Boletim Brasil da Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático (SOBRASA). Com menores de idade, especialmente as crianças, a atenção precisa ser constante pois um afogamento acontece em uma fração de segundo. Se não resultar em um óbito, pode causar sequelas irreversíveis.
Segundo a SOBRASA, o afogamento é a primeira causa de morte de crianças de 1 a 4 anos, a terceira causa entre crianças com idade entre 5 e 9 anos e quarta causa de morte quando a faixa etária é de 10 a 24 anos. Ainda segundo eles, 04 crianças morrem por afogamento todos os dias, sendo que pelo um desses óbitos ocorre em casa.