PESQUISAR

Blog de Notícias

6 minutos para leitura (1165 palavras)

Ações da Operação Alerta Vermelho aconteceram por todo o estado

Entre os dias 01 e 07 de julho o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC), realizou a Operação Alerta Vermelho, com uma semana inteira focada em prevenção de acidentes domésticos. Em todas as regiões foram realizados eventos e ações com a comunidade.

 

Campos Novos


O 3° Pelotão de Bombeiros Militar de Campos Novos promoveram o simulado de evacuação de um colégio na manhã de quinta-feira (5). A ação foi organizada em conjunto com a direção do colégio Auxiliadora, com acionamento do sistema de alarme, detecção de incêndio e acionamento das equipes de serviço.

08.07 Fraiburgo

 

A completa evacuação da escola, com aproximadamente 150 alunos e 15 funcionários, ocorreu em menos de um minuto e meio, tempo em que as equipes do Auto Bomba Tanque Resgate (ABTR-54) e Auto Socorro de Urgência (ASU-402) se mobilizaram, deslocaram e montaram um estabelecimento para realizar o combate das chamas. A prevenção contra incêndio envolve a correta utilização e funcionamento dos sistemas e medidas contra incêndio e pânico estabelecidos pelas Instruções Normativas do CBMSC, que no simulado funcionaram corretamente.

Ao final, o 2° Tenente Zanella, Comandante do 3° Pelotão, explicou a importância da ação preventiva e dos simulados. A ação também contou com o auxílio do diretor do colégio Auxiliadora, Rodrigo Aparecido Bertacini e da Irmã Maria Ana Vegini.

Créditos: 2º Tenente BM Levi Garcia Ribeiro

 

Itajaí

Cada quartel do 7º Batalhão Bombeiro Militar visitou casas da região para avaliar e instruir os moradores sobre o uso do gás de cozinha, com dicas de prevenção de acidentes. Alunos da rede pública de ensino também visitam o quartel, com objetivo de conhecer um pouco mais sobre a profissão bombeiro militar. Durante a visita, bombeiros promoveram um simulado de resgate veicular, a fim de instruir crianças e jovens sobre a importância da prevenção de acidentes no trânsito.

08.07 Itajai


Complementando a semana de comemorações, foi realizada uma exposição no Itajaí Shopping, com exposição de materiais e ferramentas utilizados pelo Corpo de Bombeiros Militar. Uma gincana interna também foi promovida entre os bombeiros, com intuito de integrar guarnições e expediente. O quartel do 7ºBBM ainda recebeu a visita de Bombeiros Militares Reformados, encerrando o período de prevenção com uma palestra para os Bombeiros.

08.07 Itajai2

Créditos: Soldado BM Isabiele

 

Palmitos

Na cidade de Palmitos Bombeiros visitaram residências, além de comércios, verificaram extintores e repassaram normas de segurança.

08.07 Palmitos


Créditos: Cabo BM Tiago Rodrigeri

 

Chapecó

Bombeiros do 6º BBM realizaram uma grande exposição de materiais, viaturas e equipamentos no Shopping Pátio Chapecó, onde em média passam por dia 15 mil pessoas. Em local de grande destaque e amplo espaço, o público também recebeu dicas de prevenção e preencheu um questionário sobre dicas de segurança, além da exposição.

08.07 Chapeco

 

Durante a semana de prevenção, também foram promovidos simulados de evacuação em escolas do município.  As ações foram promovidas pela SAT – Seção de Atividades Técnicas – com expectativa de orientar cerca de 5 mil alunos.

08.07 Chapeco2

 

Créditos: 3º Sargento BM Ewerton Luiz Oliveira

 

Navegantes

A 2ª Companhia de Bombeiros Militar de Navegantes promoveu um simulado de resgate veicular na noite de quarta-feira (3), com a participação de Bombeiros Militares e Comunitários. Os bombeiros também realizaram visitas às Escolas Municipais de Navegantes, com simulados de evacuação.  

08.07 Navegantes

 

Créditos: 2º Sargento BM Jamilton de Jesus

 

Gaspar

Com objetivo de conscientizar moradores sobre os perigos mais comuns encontrados nas residências, Bombeiros Militares de Gaspar visitaram o residencial Milano, localizado no bairro Coloninha. A atividade é também um importante meio para prevenir emergências e preparar a comunidade para lidar com estas situações, caso ocorram.

 

08.07 Gaspar

 

Créditos: 1º Tenente BM Douglas Tomaz Machado


Ilhota

O comandante do 1° Grupamento de Bombeiros Militar de Ilhota, 3° Sargento BM Alexandre Cardoso e a Associação Corpo de Bombeiros Voluntários de Ilhota trabalharam em conjunto. Ao todo, foram realizadas 50 visitas a residências unifamiliares, com distribuição de panfletos de educação para segurança contra incêndio e dicas de segurança em relação às instalações de gás e elétrica das casas. Além de prevenir incêndios, a atividade aproxima ainda mais o trabalho dos Bombeiros Militares e Voluntários com a comunidade.

Ainda foram feitos dois simulados para abandono de edificação na Escola Municipal Domingos José Machado. Durante a ação, foram reforçados os protocolos de segurança e abandono de edificação para quase 500 estudantes e professores.

Créditos: Capitão BM Juciane

 

São Bento do Sul

Na quinta-feira, 04, os Bombeiros de São Bento do Sul realizaram um simulado de evacuação no IFC de São Bento do Sul, onde somente os professores sabiam o que aconteceria. Após o simulado, no qual pode ser observado o comportamento dos alunos e funcionários, foram realizadas instruções sobre como dar o primeiro combate à um princípio de incêndio. Atividades como essa são de extrema importância, afinal uma comunidade mais preparada, é uma comunidade mais segura.

 

Barra Velha

A guarnição de serviço foi responsável por realizar as visitas em residências, com um bairro mapeado por dia. Ao todo, 120 casas foram vistoriadas, além de uma apresentação na Escola Estadual Básica Conselheiro  Astrogildo Odon Aguiar, onde foi feita apresentação e entrega dos questionários a todos alunos da 7ª série. A ação promovida pela SAT – Seção de Atividades Técnicas – atingiu mais de 100 estudantes.

 

08.07 BarraVelha

 

No projeto Bombeiro Juvenil, 40 participantes receberam um questionário que será aplicado em suas residências. 40 alunos. As ações contaram com o apoio de Bombeiros Comunitários.

 

Créditos: 1º Tenente Jonas Lemos Talaisys

 

Curitibanos

Em Curitibanos, bombeiros realizaram a promoção de atividades na operação Alerta Vermelho de forma exemplar. Ao todo, mas de 1.080 casas em 10 cidades abrangidas pelo 2º BBM foram vistoriadas, com avaliação e dicas de segurança sobre o uso do gás de cozinha (GLP) em todas as residências. Além das visitas, foram ministradas 23 palestras em universidades, empresas, secretarias municipais e escolas, para um público total de quase de 1.300 pessoas. Foram realizados, ainda, dois simulados, em uma escola em Campos Novos e na Câmara Municipal de Vereadores de Caçador, envolvendo aproximadamente 190 pessoas.

08.07 Curitibanos2

 

Das 1.086 visitas realizadas em toda a circunscrição do 2ºBBM, aferiram-se as seguintes informações: 756 sabiam o telefone de emergência do Corpo de Bombeiros Militar (193); 445 já foram atendidos por bombeiros e 423 já presenciaram algum princípio de incêndio.

 

09.07 Curitibanos

 

De todos as casas visitadas, 79 apresentavam algum tipo de vazamento no botijão de gás e apenas 351 instalaram o botijão fora da residência. Dos 1.086 imóveis, 597 possuíam fogão a lenha na residência. Ao final, 798 residências foram classificadas como ótima em relação à situação do sistema elétrico da edificação, 219 como boa e 69 como ruim; 290 residências foram classificadas como inadequadas em relação à situação da instalação do GLP, 539 como aceitáveis e 257 como corretas; 80 residências foram classificadas como deficientes em relação ao nível de segurança, 574 como regular e 432 como bom.

 

08.07 Curitibanos

 

Créditos: 1º Tenente BM Maurício de Souza

 

Centro de Comunicação Social
Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina

 

 

 

emergencia193
QUARTEL DO COMANDO-GERAL
Centro Administrativo da SSP - Av. Gov. Ivo Silveira, 1521 - Bloco A - Capoeiras, Florianópolis - SC, 88085-000

Desenvolvimento: DiTI-DLF | Gestão de Conteúdo: CCS | Tecnologia Open-Source
emergencia193