Ações estratégicas marcam o 1°dia do Seminário de Oficiais do CBMSC

Nesta tarde, após abertura com palestra proferida pelo secretário de estado da Segurança Pública, Professor Doutor Alceu de Oliveira Pinto Júnior, sobre o papel do Corpo de Bombeiros Militar como integrante constitucional das forças da Segurança Pública, as plenárias com debates do IV Seminário de Oficiais do Corpo de Bombeiros Militar, seguiram tarde a dentro, no auditório do Hotel Sandri, em Itajaí. Durante a palestra inicial, o secretário enfatizou a importância da realização do seminário, tanto como forma de integrar os Oficiais de diferentes gerações nas temáticas administrativas e institucionais, como na importância das ações de Bombeiros na Segurança Pública, conforme os dispositivos legais vigentes no Brasil.

Na sequência, as palestras iniciaram com viés estratégico. O Chefe do Estado- Maior Geral do Corpo de Bombeiros Militar, Coronel BM Alexandre Corrêa Dutra iniciou a exposição do Planejamento Estratégico da instituição, que foi amplamente discutido no seminário anterior e já esta sendo implantado em todos os setores da corporação. O coronel explicou que, a partir de agora, o desafio é seguir as metas estabelecidas para executar o que foi planejado. Para isso, um software está sendo compartilhado do Corpo de Bombeiros Militar de Goiás, para a corporação catarinense, para ser administrado pelos Oficiais e servir como ferramenta de gestão administrativa e estratégica.

O Tenente Coronel Alexandre Silva seguiu os trabalhos. Após finalizar a apresentação, ele disse que, das etapas que compõem a execução de um Planejamento Estratégico, o Corpo de Bombeiros Militar já esta alcançando uma das fases finais, a de conscientização. Para isso, a missão de cada gestor e Oficial que passar pelo Seminário vai ser afixar em local visível no ambiente de trabalho, a Missão, a Visão e os Valores desenhados a muitas mãos e que formaram o Plano Estratégico institucional.

Outra abordagem da tarde, foi a apresentação de um webaplicativo de gestão de recursos humanos, o “Localize Bombeiro”. Entre outras funcionalidades, o aplicativo tem a possibilidade de cadastramento de informações pessoais e profissionais do efetivo, como formação acadêmica, prazo de validade de documentos de habilitação e outros, e localização de equipamentos, como viaturas, materiais e insumos próprios a determinadas áreas.

No fim da tarde, os Oficiais vivenciaram um momento de resgate da história e de valorização profissional: Uma homenagem ao ex comandante-geral, Coronel PM RR Milton Antonio Lazzaris, responsável pela condução do processo de emancipação administrativa do Corpo de Bombeiros Militar. Durante o ato, o Coronel BM Vanderlei Vanderlino Vidal, subcomandante-geral, leu um texto que relembra algumas passagens do legado deixado pelo Coronel Lazzaris no Corpo de Bombeiros Militar, sendo a aprovação do projeto de lei que concede a emancipação administrativa e financeira do CBMSC, sem dúvidas, o mais marcante. Como forma de reconhecimento institucional, o coronel Lazzaris recebeu das mãos do atual comandante-geral, coronel BM João Valério Borges, o diploma de Comandante-Geral de Honra do CBMSC, instituição que, efusivamente disse, se orgulhar imensamente de ter servido.

Outro desafio apresentado como modelo de gestão foi a integração do serviço de Atendimento Pré-Hospitalar entre o Corpo de Bombeiros Militar e o SAMU. Na ocasião, o Coronel BM Aldo Baptista Neto, diretor de Urgência e Emergência do Corpo de Bombeiros Militar apresentou a atual situação da integração e o desafio de avançar no processo, frente à escassez de recursos e os desdobramentos legais vigentes.

Texto: Krislei Oechsler- Jornalista

Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina.