O Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC), por meio do Batalhão de Operações Aéreas (BOA), em parceria com o Grupo de Resposta Aérea de Urgência (GRAU) do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), realizou nesta sexta-feira, 27, o transporte de 02 recém-nascidos em duas missões diferentes com o avião Arcanjo-06.
Por volta das 16h, a equipe da aeronave Arcanjo-06, após receber a 1ª paciente, no hangar do BOA em Florianópolis, a qual se encontrava internada no Hospital Infantil Joana de Gusmão, iniciou o transporte aeromédico da pequena lactente de 10 dias de vida e que apresenta problemas cardíacos. A paciente embarcada foi conduzida aérea até a aeroporto de Joinville (SBJV), Lauro Carneiro de Loyola. De lá, foi recepcionada por uma unidade de suporte avançado do SAMU para transporte até o Hospital Jeser Amarante Faria, unidade de referência em tratamentos cardiológicos pediátricos.
A mesma unidade de suporte avançado do SAMU, a qual recepcionou inicialmente a paciente de dez dias de vida, conduziu até o aeroporto de Joinville um pequeno neonato masculino de seis dias de vida, o qual também apresenta problemas cardíacos e estava internado no Hospital Jeser Amarante Faria, e foi recepcionado pela equipe médica da aeronave Arcanjo-06. A troca de pacientes entre as unidades, aérea e terrestre, ocorreu no solo no próprio aeroporto de Joinville. Tal gerenciamento permitiu o cumprimento da missão de transporte do segundo recém-nascido de Joinville para Florianópolis.
Por volta das 18h30min da sexta-feira, a aeronave pousou no destino, a capital catarinense, para a concretização da segunda missão. Uma unidade de suporte básico aguardava o pequeno paciente na sede do hangar do BOA, em Florianópolis, para a condução por terra até o Hospital Infantil Joana de Gusmão. Graças ao correto planejamento e regulação, juntamente à colaboração das equipes, pode-se realizar os dois transportes aeromédicos de forma rápida, segura e eficiente, presando-se pela qualidade dos serviços públicos catarinenses.
Créditos:
Texto: tenente Daldrian Scarabelot
Imagens: Divulgação CBMSC/BOA
Assessoria de Imprensa CBMSC: (48) 98843-4427
Centro de Comunicação Social
Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina