AERONAVE ARCANJO-06 REALIZA DOIS TRANSPORTES AEROMÉDICOS EM UMA MESMA MISSÃO

O Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC), por meio do Batalhão de Operações Aéreas (BOA), em parceria com o Grupo de Resposta Aérea de Urgência (GRAU) do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), realizou nesta sexta-feira, 27, o transporte de 02 recém-nascidos em duas missões diferentes com o avião Arcanjo-06.

Por volta das 16h, a equipe da aeronave Arcanjo-06, após receber a 1ª paciente, no hangar do BOA em Florianópolis, a qual se encontrava internada no Hospital Infantil Joana de Gusmão, iniciou o transporte aeromédico da pequena lactente de 10 dias de vida e que apresenta problemas cardíacos. A paciente embarcada foi conduzida aérea até a aeroporto de Joinville (SBJV), Lauro Carneiro de Loyola. De lá, foi recepcionada por uma unidade de suporte avançado do SAMU para transporte até o Hospital Jeser Amarante Faria, unidade de referência em tratamentos cardiológicos pediátricos.

A mesma unidade de suporte avançado do SAMU, a qual recepcionou inicialmente a paciente de dez dias de vida, conduziu até o aeroporto de Joinville um pequeno neonato masculino de seis dias de vida, o qual também apresenta problemas cardíacos e estava internado no Hospital Jeser Amarante Faria, e foi recepcionado pela equipe médica da aeronave Arcanjo-06. A troca de pacientes entre as unidades, aérea e terrestre, ocorreu no solo no próprio aeroporto de Joinville. Tal gerenciamento permitiu o cumprimento da missão de transporte do segundo recém-nascido de Joinville para Florianópolis.

Por volta das 18h30min da sexta-feira, a aeronave pousou no destino, a capital catarinense, para a concretização da segunda missão. Uma unidade de suporte básico aguardava o pequeno paciente na sede do hangar do BOA, em Florianópolis, para a condução por terra até o Hospital Infantil Joana de Gusmão. Graças ao correto planejamento e regulação, juntamente à colaboração das equipes, pode-se realizar os dois transportes aeromédicos de forma rápida, segura e eficiente, presando-se pela qualidade dos serviços públicos catarinenses.

O transporte aéreo representa importante meio de auxílio nos transportes inter-hospitalares/aeromédicos. Por meio dele é viável percorrer grandes distâncias em um espaço de tempo muito menor, em comparação com outros meios de transporte. No somatório dos voos, foram percorridos em torno de 383 quilômetros (aproximadamente 207 milhas náuticas) entre as cidades de Florianópolis e Joinville em um total aproximado de 2 horas de voo.

Texto: tenente Daldrian Scarabelot
Imagens: Divulgação CBMSC/BOA