Alunos Soldados passam por “semana zero” do curso de formação

12.11 SemanaZero6

Mais de 170 futuros bombeiros do Curso de Formação de Soldados (CFSd) concluíram a "Semana Zero", período em que os alunos soldados começam a se habituar às adversidades inerentes à profissão. A equipe foi exposta a situações adversas, habituais para o Bombeiro Militar, para que possam atribuir o discernimento vocacional.

A primeira semana de treinamento foi finalizada na terça-feira, 5, no Centro de Ensino Bombeiro Militar (CEBM), em Florianópolis.

12.11 SemanaZero5

O desafio marca o primeiro contato de 174 alunos com a rotina militar, período em que os alunos soldados começam a se habituar às adversidades inerentes à profissão.

Passar frio, ficar e permanecer molhado, ser acionado várias vezes à noite, sofrer privação de sono e permanecer longos períodos sem se alimentar são alguns exemplos de situações pelas quais os alunos foram submetidos.

Estes cenários são vivenciados, costumeiramente, por bombeiros em todos os quartéis do estado, principalmente quando há incidência de desastres naturais e eventos climáticos.

12.11 SemanaZero2

A atividade teve início na sexta-feira, 1º, com o acionamento do Plano de Chamada. Os alunos se apresentaram no CEBM, munidos de mochila e equipamentos. Depois, realizaram uma caminhada alternada com exercícios, com monitoramento dos instrutores.

12.11 SemanaZero8

A Semana Zero é um período de adaptação com objetivo de nivelar todos os candidatos, colocá-los sob a mesma condição e criar uma rotina diferenciada.

A experiência deixa claro que o cotidiano na vida militar é incomum, com regras e orientações que devem ser rigidamente seguidas.

12.11 SemanaZero4

Durante os exercícios, as pressões física e psicológica permitem que os candidatos possam ser avaliados por instrutores, monitores e comando se o perfil é adequado para a nova carreira.

Em contrapartida, os alunos confirmam na prática se estão prontos e preparados para atuar na profissão que escolheram.

12.11 SemanaZero

De acordo com o Chefe do Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (Cefap), Capitão BM Alan, as primeiras avaliações têm sido positivas. "Este momento é propício para que eles sintam que podem superar essa semana. Isso vai servir de base para todas as disciplinas ao longo do curso, algumas exigirão mais e outras menos, mas eles terão força para superá-las", relata.

Ainda segundo o oficial, o treinamento prepara os militares para que, após formados, enfrentem e superem os desafios da profissão.

12.11 SemanaZero3

Créditos: Informações: Capitão BM Alan - Chefe do Cefap, Melina Cauduro - Jornalista CCS/CBMSC e Centro de Ensino Bombeiro Militar (CEBM) - divulgação.