PESQUISAR

Blog de Notícias

4 minutos para leitura (799 palavras)

Aniversário do CBMSC: 92 anos de vidas salvas

 

Os 92 anos de atuação do Corpo de Bombeiros Militar em Santa Catarina foram celebrados ao longo de toda a semana com uma vasta programação. Na Capital, assim como aconteceu em alguns batalhões do estado, uma solenidade foi organizada para celebrar a data. Bombeiros Militares, Comunitários, a comunidade e autoridades se reuniram, nesta sexta feira (28/09), no Centro de Ensino, para lembrar um pouco da história da corporação, para celebrar a instituição e quem nela trabalha.

 

 

Durante a cerimônia, a turma de alunos do Curso de Formação de Oficiais também receberam o espadim Dom Pedro II, que simboliza o compromisso dos futuros oficiais com a vida militar e em continuar a seguir com o espírito abnegado em prol do serviço público e da probidade da instituição. Ao receberem o espadim, os cadetes desfilam na forma de quincôncio com o uniforme histórico.

 

 

 

Originário historicamente na Russia, na época do Czar Alexandre III, os espadins, eram armas entregues aos príncipes russos para que se portassem até a chegada da função de comando no império. Os cadetes do Corpo de Bombeiros Militar recebem o espadim na metade do Curso de Formação de Oficiais, com o compromisso de os devolverem quando se formarem oficiais e receberem as espadas.

 

 

O primeiro colocado da turma, cadete Yuji Ezaki, recebeu o espadim das mãos do Comandante-Geral, coronel João Valério Borges e do Secretário da Segurança Pública, Doutor Alceu de Oliveira Pinto Junior.

 

 

A manhã também foi de homenagens para as autoridades ou instituições que se destacam na prestação de serviços em parceria com o Corpo de Bombeiros Militar. Como forma de reconhecimento, receberam o Diploma Amigo do Bombeiro, as seguintes autoridades:

 

 

 

_ Cândida Angélica Pinho e Larissa Knihs- Presidente e Vice-Presidente da Afapom

_ Coronel PM Antônio João de Mello Junior- Secretário da Casa Militar

_ Cláudia Maria Dadico- Juíza Federal

_ Capitão de Mar e Guerra Emerson Gaio Roberto- Capitania dos Portos

 

Também foram reconhecidos os militares que atuam de forma estreita em ações junto às comunidades, com a condecoração Medalha Mérito Comunitário, sendo agraciados:

 

 

 

_ Major Luiz Gustavo dos Anjos

_ Capitão PMRO Marcelo Duarte Correa.

 

A honraria de salvamento aquático, Medalha Coronel Carlos Hugo Stockler de Souza, é concedida aos profissionais que se destacam na atividade desta natureza, sendo agraciado:

 

 

_ Capitão BM Thyago da Silva Martins.

 

 

Os profissionais que se destacam nas atividades de prevenção e de aplicação da legislação de segurança foram agraciados com a medalha Mérito de Segurança Contra Incêndio e Pânico:

 

 

 

_ Coronel BMMG Edgard Estevo da Silva

_ Coronel BMRJ Claucir Conceição Costa

_ Tenente Coronel BMMG Kênia Prates Silva Maciel de Freitas

_ Tenente Coronel BMRS Rodrigo Dutra

_ Major BMPR Claudicir Becker

_ Major BMSC Isabel Gamba Pioner

_ Coronel BM RR Adriano Krukoski Ferreira

_ Coronel BMSC RR Gladimir Murer.

 

Na ocasião, também foram homenageados o Secretário de Estado da Segurança Pública, Doutor Alceu de Oliveira Pinto Junior e o coronel BM da Reserva Remunerada, Flavio Rogério Pereira Graff, agraciados com a comenda da Ordem do Mérito Imperador Dom Pedro II. Honraria institucional das mais elevadas, que objetiva destacar personalidades civis ou militares que por suas qualidades e valores conquistaram prestígio e acumulam bons feitos para o Corpo de Bombeiros Militar.

 

 

Ao discursar para o publico nesta manhã, o Comandante-Geral, coronel BM João Valério Borges relembrou o surgimento do Corpo de Bombeiros Militar, a 26 de Setembro de 1926, como um braço da extinta Força Pública. Ocaisão em que a instituição começou a operar em todo estado com apenas 27 pessoas. “ Hoje, celebramos mais um ano de conquistas e de muito trabalho . É preciso olhar para o passado e perceber o enorme legado que já temos, para que possamos confiantes, construir o presente e evoluir cada vez mais para que o futuro também nos seja brilhante”, disse.

 


 

O Secretário de Estado da Segurança Pública, Doutor Alceu de Oliveira Pinto Junior, para benizou os cadetes ao receberem o espadim Dom Pedro II, dizendo que, “além da chave para ingresso na vida militar, o espadim reflete o compromisso de se dedicarem ao máximo, para a continuidade ao trabalho que vem sendo realizado na melhoria constante dos índices da segurança pública”.

 

 

Como não poderia ser diferente, numa festa de aniversário, o momento foi encerrado com um bolo, um brinde entre os presentes e o tradicional parabéns para você, embalado pela banda do 63° Batalhão de Infantaria, que presenteou a todos com a execução de um vasto repertorio.

 

 

 

 Acesse mais cliques da solenidade de aniversário de 92 anos do CBMSC:

 

CLIQUE AQUI OU CLIQUE AQUI

 

Créditos: Krislei Oechsler- Jornalista.

Fotos: Tiago Moritz- Soldado BM

Jackson Jacques- Soldado BM

Centro de Comunicação Social.

Corpo de Bombeiros Militar.

emergencia193
QUARTEL DO COMANDO-GERAL
Centro Administrativo da SSP - Av. Gov. Ivo Silveira, 1521 - Bloco A - Capoeiras, Florianópolis - SC, 88085-000

Desenvolvimento: DiTI-DLF | Gestão de Conteúdo: CCS | Tecnologia Open-Source
emergencia193