PESQUISAR

Blog de Notícias

2 minutos para leitura (396 palavras)

92 anos do CBMSC: Comemorações no 1º BBM em Florianópolis

 

Em Florianópolis, o aniversário de 92 anos do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina foi comemorado, entre outras atividades, com a formatura de Bombeiros Comunitários e de alunos do Curso Básico de Atendimento à Emergências (CBAE). A solenidade ocorreu na quarta-feira (26/09), mesma data de aniversário do CBMSC, no Quartel do 1º Batalhão de Bombeiros Militar em Florianópolis.

 

Formatura Bombeiros Comunitários

O processo de formação de Bombeiros Comunitários no Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina passou por períodos de adaptação e aprimoramento desde que foi criado. Hoje, conta com um modelo de excelência que é padronizado em todo o território catarinense. Seguindo estes preceitos e buscando promover e aprimorar a capacitação da população, foi realizada a formatura da 12ª Turma de Bombeiros Comunitários.

Para receberem a certificação de Bombeiros Comunitários, os 25 alunos passaram pelo Curso Básico de Atendimento à Emergências (CBAE) e pelo Curso Avançado de Atendimento a Emergências (CAAE), iniciado no segundo semestre de 2017. O CAAE tem carga horária total de 332 horas/aula, com 92 horas/aula teóricas e 240 horas de estágio práticos nos quarteis do Corpo de Bombeiros Militar de Florianópolis. Durante as aulas, os alunos do CAAE aprenderam assuntos relacionados às atividades de Bombeiro Militar, Proteção e Defesa Civil.

 

 

Ao todo, 36 Bombeiros Comunitários foram promovidos, com destaque para o BC Eduardo Gonzales, que alcançou o posto máximo e atingiu o 10º Grau - BC Pleno Classe 1. Os programas de capacitação da comunidade e o serviço comunitário no CBMSC objetivam a formação de uma cultura preventiva e reativa frente às emergências, permitindo aos membros da comunidade a condição de atuarem em apoio na execução de serviços públicos, proporcionando mais segurança e melhoria na qualidade de vida da população.

 

Os novos Bombeiros Comunitários continuarão a ter encontros periódicos e ficarão a disposição do 1º BBM para ações comunitárias, preventivas e operacionais na circunscrição do referido quartel.

 

Formatura CBAE

Os 29 alunos das duas turmas do Curso Básico de Atendimento à Emergências (CBAE) de 2018 foram certificados como Agentes de Proteção Civil Nível 1, tornando-se preparados para agirem em suas comunidades e famílias de maneira preventiva. Agora, os formandos estão aptos a concorrerem às vagas do Curso Avançado de Atendimento a Emergências (CAAE) do 1º BBM.

 

 

Créditos: 1º Batalhão Bombeiro Militar
Centro de Comunicação Social
Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina

emergencia193
QUARTEL DO COMANDO-GERAL
Centro Administrativo da SSP - Av. Gov. Ivo Silveira, 1521 - Bloco A - Capoeiras, Florianópolis - SC, 88085-000

Desenvolvimento: DiTI-DLF | Gestão de Conteúdo: CCS | Tecnologia Open-Source
emergencia193