Bombeiros de MG, SC e PR seguem buscas em Brumadinho e CBMSC recebe moção de aplauso

Seguindo com o compromisso de auxiliar na missão em Brumadinho, desde o dia 30 de janeiro o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) segue em Minas Gerais inserido nas operações de buscas. No momento, apenas as corporações militares catarinense e paranaense seguem em suporte ao Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG). O CBMSC enviou quatro Forças-Tarefa, em sistema de revezamento (totalizando 40 pessoas), além de 7 cães e materiais para utilização no resgate de vítimas nestes quase 30 dias.

Troca de equipes

A terceira equipe que atuou em Brumadinho chega hoje em solo catarinense. Na bagagem, muito cansaço, lama, mas experiência profissional e certeza de um trabalho bem feito. No momento a quarta equipe de força-tarefa do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina segue no local, realizando as buscas das vítimas da tragédia. “Quanto mais avança a operação ao longo do tempo, mais difícil ficam as buscas aos corpos no local, e consequentemente mais dependentes do serviço de cães tamém”, informa Tenente Coronel BM Parizotto, coordenador da Força-Tarefa do CBMSC. Além do CBMMG, neste momento estão em Brumadinho apenas o CBMPR e CBMSC, que trabalha firme na operação.

Cães de busca seguem em destaque

Os bombeiros militares Catarinense atuam agora com dois cães no local (Bravo e Iron), que retornaram após a primeira semana de operações. Chewbacca – que também esteve na primeira semana em Brumadinho – embarca hoje de Canoinhas para Balneário Camboriú, para uma missão de busca na região. Os animais apontam o local das vítimas, para as equipes fazerem a intervenção. É um serviço técnico, certeiro, e que poupa muito trabalho aos envolvidos.

Drones

Além dos cães, as equipes técnicas de intervenções em áreas deslizadas também realizam as buscas através de drones. Santa Catarina é o único Estado – além de Minas Gerais – a realizar as buscas no local utilizando as aeronaves não tripuladas e pilotadas remotamente. Os pilotos são certificados pela própria corporação, que tem curso próprio para busca utilizando os equipamentos.

Homenagens e agradecimentos

Neste período em que os militares catarinenses estão trabalhando em Minas Gerais, o suporte da população foi essencial para ajudar a manter as equipes firme na missão. Diversos dias, após uma longa jornada de trabalho, os bombeiros foram surpreendidos com cartinhas e presentes deixados nas viaturas, além de instituições e pessoas voluntárias que ajudaram na manutenção e limpeza dos uniformes. O carinho espontâneo foi fundamental para dias tão difíceis.

“Todos os dias nós líamos uma carta enviada pelos alunos da Escola Solar Rubi e era para eles, que nos enviaram, que a gente trabalhava também”, disse o Tenente BM Franz.

As equipes fizeram questão de agradecer por todo o carinho através de vídeos, para que fique registrado e chegue até os destinatários. “As cartinhas foram o nosso combustível diário para continuar na missão”, afirmou o cabo Giovane.

Além do carinho recebido pelos moradores, as equipes receberam uma moção de aplausos promovida pelo deputado estadual Laércio Schuster. Apresentado pela Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina, o documento enaltece o serviço do CBMSC em apoio na busca de sobreviventes e corpos no desastre em Brumadinho.

Em um dos trechos da moção, são citados os motivos que fizeram com que os bombeiros catarinenses fossem acionados para a missão: "os profissionais possuem larga experiência por conta de seu trabalho na tragédia ocorrida no Médio Vale do Itajaí, em 2008, e, portanto, o Estado de Santa Catarina conhece a dor da população envolvida no desastre de Brumadinho, bem como o tamanho do empenho que será necessário na ajuda às vítimas".

O texto também parabeniza os profissionais que participam dos trabalhos de busca: "merecem toda consideração e aplauso dos catarinenses pelo empenho e dedicação despendidos numa das maiores tragédias já ocorridas no Brasil".

O CBMSC agradece a todas as formas de apoio que estão chegando para as nossas equipes. Isso nos faz ter a certeza que todo o esforço vale a pena.