APH Integrado: Samu exibe etapas do processo de unificação do serviço

Nesta terça-feira (18/09), a Gerência Estadual do Samu reuniu-se com o Comando-geral do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina e secretários estaduais da Saúde e da Segurança Pública para apresentação de indicadores relacionados à unificação do APH (Atendimento Pré-Hospitalar) no Estado, entre o Corpo de Bombeiros Militar e o Samu. O encontro ocorreu na Gerência Estadual do SAMU de SC, em Florianópolis, anexo ao Complexo de Segurança Pública, na Avenida Governador Ivo Silveira.

De acordo com o diretor do Conselho de Gestão de APH, Coronel BM Aldo Baptista Neto, o encontro mostra a evolução nos métodos de integração: “Nos últimos 90 dias, formalizou-se um processo que já trabalhamos desde julho do ano passado, quando começamos a migração das unidades para os quartéis e a Gerência Estadual assumiu por completo a gestão que antes estava com as OSs [Organizações de Saúde] e empresas privadas. Estamos, hoje, integrados à responsabilidade de gerir o Serviço de Atendimento Móvel em todo Estado”, enfatizou o diretor.

Segundo o Coordenador Médico da Gerência Estadual do Samu, André Motta, que esteve à frente da apresentação, a intenção é criar um relacionamento cada vez mais produtivo entre essas frentes. “Queremos, acima de tudo, um Estado 100% regulado e com diminuição de tempo resposta na área da saúde. Hoje, a qualidade de entrega de um paciente a um hospital referência é claramente melhor quando os profissinais de APH realizam esse transporte. Isso é observado até mesmo por quem trabalha na porta de entrada do hospital”, analisou.

Entre a Superintendente de Serviços Especializados e Regulação da Secretaria de Estado da Saúde, Karin Cristine Geller Leopoldo e o Secretário de Saúde, Acélio Casagrande, há um consenso sobre o avanço apontado pela proposta de integração dos serviços prestados pelo Samu e CBMSC. “Esses indicadores são fundamentais e demonstram o quanto estamos trabalhando para diminuir filas e aprimorar atendimentos. O caminho é essa gestão de integração”, refletiu o Secretário. “Fortalecemos, assim, os serviços, já que todos trabalham em prol da mesma coisa”, completou a Superintendente.

Para o Comandante-Geral dos Bombeiros, Coronel BM João Valério Borges, a palavra-chave é equilíbrio. “Acredito que saímos daqui sabendo o quanto se avançou e ainda precisamos avançar para que a população receba um modelo único de atendimento, cuja ideia é ser um modelo para o Brasil”, concluiu.

Créditos: Texto e fotos: Andrei Lehnemann – Assessor de Imprensa do Samu