PESQUISAR

Blog de Notícias

2 minutos para leitura (424 palavras)

EQUIPES DE RESGATE UNEM FORÇAS PARA SALVAR VIDAS NA BR-116

Na tarde de segunda-feira, 28, equipes de plantão do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC), em Papanduva, da Concessionária Via Arteris, dos Bombeiros Voluntários de Itaiópolis e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) uniram forças em uma ação conjunta para salvar a vida de um caminhoneiro após um grave engavetamento envolvendo três caminhões, o qual resultou em múltiplas vítimas na BR-116, Km-35, na localidade de Rio da Estiva.



Uma das vítimas do caminhão 01, uma mulher de 38 anos, encontrava-se sentada no acostamento da via. Ela estava consciente e orientada, com sinais vitais estáveis, porém com suspeita de fratura fechada na pelve e no membro inferior esquerdo (pé), apresentando leve sangramento. A vítima foi conduzida ao Hospital Santo Antônio de Itaiópolis. O condutor do caminhão, um homem, sofreu escoriações leves e optou por não receber atendimento médico, acompanhando a mulher, que era conduzida pelos bombeiros de Itaiópolis. 

A situação mais crítica envolveu um homem de 57 anos, do caminhão 02, no qual o motorista se encontrava preso às ferragens pelos membros inferiores. Ele estava sendo atendido pela equipe da Concessionária da Via, com a atuação conjunta das equipes do CBMSC e dos Bombeiros Voluntários de Itaiópolis. Foi necessário um caminhão com guincho para suspender o teto do caminhão, que estava pressionando a cabeça da vítima, e dois cilindros expansores foram utilizados simultaneamente para mover o painel e remover as ferragens que prendiam os membros inferiores.



Durante o processo, a vítima entrou em estado de choque hipovolêmico, sendo necessária a intervenção da equipe médica do SAMU, que havia acabado de chegar. Após a extração da vítima, ela foi entregue à equipe avançada do SAMU. A vítima apresentava membros inferiores politraumatizados com grande hemorragia, além de fratura no membro superior direito e um corte contuso com hemorragia no crânio na região lateral direita.

O caminhão 03, conduzido por um homem que não sofreu ferimentos, permaneceu no local para prestar informações à Polícia Rodoviária Federal (PRF). 


Créditos:
Texto: estagiária Bianca Tainá Fuck
Imagens: Divulgação CBMSC/Papanduva
Assessoria de Imprensa CBMSC: (48) 98843-4427
Centro de Comunicação Social
Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina

Veja também as nossas redes sociais: Instagram; Facebook; Youtube.

Posts Relacionados

emergencia193
QUARTEL DO COMANDO-GERAL
Centro Administrativo da SSP - Av. Gov. Ivo Silveira, 1521 - Bloco A - Capoeiras, Florianópolis - SC, 88085-000

Desenvolvimento: DiTI-DLF | Gestão de Conteúdo: CCS | Tecnologia Open-Source
emergencia193